Melhor resultado de 10 anos reporta a Rio Tinto

Melhor resultado de 10 anos reporta a Rio Tinto
Patrocinado

Melhor resultado de 10 anos reporta a Rio Tinto, a empresa declarou pagamento recorde de dividendos. Por esta razão tornou-se a segunda grande produtora de minério de ferro a lucrar com a disparada dos preços da commodity. E fez questão de demonstrar isto aos investidores.

Contudo, o lucro ajustado cresceu para 12,4 bilhões de dólares contra 10,3 bilhões de dólares do ano anterior. Desta forma, superou as estimativas de analistas, de 12 bilhões de dólares, segundo dados da Refinitiv.

Em contrapartida, a Rio Tinto declarou um dividendo final recorde de 3,09 dólares por ação, acima dos 2,31 dólares de 2019. E ainda, anunciou um dividendo especial de 93 centavos de dólares por ação. O dividendo semestral da empresa, adicionado a um dividendo especial, totalizou 6,5 bilhões de dólares. A empresa é a número um do mundo em mineração sendo a Vale a número dois.

Veja também: IPO da CSN Mineração e estreia na B3

O Grupo Rio Tinto é uma empresa mista negociada tanto na Bolsa de Londres, onde é um componente do índice FTSE 100 e o Australian Securities Exchange.

Entretanto, o novo CEO da empresa, Jakob Stausholm, justificou a distribuição de dividendos. “Nós desalavancamos muito no ano e baixamos agora para uma dívida líquida abaixo de 1 bilhão de dólares. Por esta razão é difícil argumentar que deveríamos segurar dividendos”, afirmou ele.

No entanto, a justificativa para o resultado é a forte demanda por investimentos chineses em infraestrutura em 2020. O que levou os preços do minério de ferro e fez com que saltassem mais de 50%.