Patrocinado

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que avalia acabar com os cursos de licenciatura 100% à distância no Brasil. Um grupo técnico foi constituído no MEC para discutir os impactos desta medida.

VEJA: Bolsistas são alvo do bloqueio de R$ 116 milhões do governo Lula

A ideia do Ministério é não permitir mais cursos 100% EAD e vamos definir se vai ser 50%, se vai ser 30% [do limite para aulas da formação on line]”, disse nesta terça-feira, 5.

A declaração foi dada durante a apresentação dos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2022. Os dados do Pisa tratam de alunos até os 15 anos o que nada tem com os cursos superiores de graduação.

LEIA: Lula critica afirmação de CEO da Petrobras sobre subsidiária na Arábia Saudita

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA:  Moraes aplica multa a usuários do X sem intimação prévia, por questionar processo eleitoral

Um dos desafios do grupo é definir um percentual máximo para atividades virtuais. O ministro, no entanto, não disse quais formações poderiam se afetadas com a medida. O custo do ensino presencial e semi-presencial é bem superior ao EAD.

Educação EAD no Brasil é a mais procurada

A modalidade de ensino a distância (EaD) avança de forma acelerada no país. A constatação é do Censo da Educação Superior de 2021, cujos dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o levantamento, em 10 anos houve o crescimento de 474% no oferecimento de cursos por meio desse formato de aprendizado. Grande parte dos estudantes que optam pelo EaD está na rede privada, na qual, entre 2018 e 2021, houve um salto de 24,3% para 41,4%.

SAIBA Ministra em fogo amigo afirma que Lula “estimulou greves”

Seis de cada 10 ingressantes do ensino superior em 2021 entraram em cursos a distância. Já o número de calouros em graduações presenciais caiu 28% ante 2019, último ano pré-pandemia. De um lado, o ensino a distância permite expansão mais rápida e barata, além de ser mais viável para alunos que trabalham. Mas, por outro, especialistas apontam dificuldades de monitoramento e perda de qualidade na formação inicial dos profissionais, sobretudo em áreas estratégicas, como a docência.

VEJA: Ministro de Lula debocha de pedido de impeachment na Câmara

Do total de 3.452.756 estudantes matriculados nas universidades particulares, 70,5% estão em EaD e em polos espalhados por 2.968 municípios em 2021 “É uma tendência inexorável, que se consolidou como modalidade de ensino e que está prevalecendo na expansão da educação superior no Brasil”, observou o presidente do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio.

MAIS: Governos estadual e federal também são responsáveis pela tragédia Braskem