Ministro Afirma que Eletrobras não será Privatizada

Em evento nos Estados Unidos o ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, afirmou que a Eletrobras não será privatizada. A empresa passará por um processo de capitalização como ocorreu com a Embraer.

Diferentemente do governo anterior, a gestão Bolsonaro passou a adotar o termo “capitalização” para se referir ao processo, e o ministro Albuquerque chegou a dizer em algumas ocasiões que não há uma decisão fechada sobre a perda de controle da companhia pelo governo.

Nesta quinta-feira 07/03, no entanto, ele comparou a operação em preparação para a companhia ao modelo adotado pelo governo brasileiro com sua fatia na empresa aeronáutica Embraer, de acordo com vídeo do evento encaminhado pela assessoria do ministério.

As ações da Eletrobras fecharam em queda de 5,8% nesta quinta-feira após a afirmação. A mesma ocorreu durante a manhã em evento em Washington em que o ministro falou sobre as perspectivas para o setor de energia no Brasil.

Segundo o ministro há questões em discussão sobre o modelo da capitalização. uma delas é o destino da subsidiária de energia nuclear Eletronuclear e da usina hidrelétrica binacional de Itaipu.

Mais cedo, Albuquerque disse também que a Eletrobras já está em uma fase de maior “estabilidade” após a crise financeira nos últimos anos. Para ele a empresa estava de certa forma “quebrada”, afirmou. A proposta do governo deve ser apresentada em Junho deste ano.