Patrocinado

A Tesla realizará uma votação de acionistas para decidir sobre a transferência do registro da companhia do Estado norte-americano de Delaware para o Texas, disse o presidente-executivo da montadora, Elon Musk, nesta quinta-feira, dias depois que uma juíza invalidou seu pacote de remuneração de 56 bilhões de dólares.

Na terça-feira, a juíza de Delaware Kathaleen McCormick chamou o pacote de pagamento de 2018 baseado em ações de Musk, o maior dos Estados Unidos, de “uma soma inexplicável” que era injusta para os acionistas e que foi negociada por diretores que pareciam estar em dívida com o bilionário.

VEJA: Moraes determinou avanço da PF sobre Carlos Bolsonaro com base em print que não é prova

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

MAIS: Lula ressuscitou ideias da trevosa era petistas e flerta com desastre, afirma Estadão

Nunca incorpore sua empresa no Estado de Delaware”, publicou Musk na rede social X logo após a decisão. O executivo também iniciou uma enquete perguntando se a Tesla deveria agora ser incorporada no Texas. Mais de 87% dos mais de 1,1 milhão de votos expressos foram a favor da mudança.
“O voto do público é inequivocamente a favor do Texas! A Tesla fará imediatamente uma votação entre os acionistas para transferir o Estado de incorporação para o Texas”, disse Musk no X.

LEIA: Copom alerta para risco de inflação alta e coloca selic a 11,25% ao ano

Musk mudou a sede corporativa da Tesla de Palo Alto, na Califórnia, para Austin, no Texas, em 2021, depois de criticar as regulamentações e os impostos da Califórnia, além de passar por restrições de operação impostas por autoridades de saúde no início da pandemia.

Uma das fábricas da Tesla fica no Texas, onde a companhia também está planejando uma expansão de mais de 750 milhões de dólares. A montadora também está construindo uma refinaria de lítio no Estado, com o objetivo de produzir o suficiente para cerca de 1 milhão de veículos elétricos até 2025.

As outras empresas de Musk, como a SpaceX e a The Boring Company, também têm operações no Texas.

NEGÓCIOS EM DELAWARE SERÃO INVIABILIZADOS COM DECISÕES COMO AS DA JUÍZA

Mais de 65% das empresas da Fortune 500 e mais da metade de todas as companhias de capital aberto dos EUA são constituídas em Delaware, atraídas pela estrutura jurídica e políticas tributárias favoráveis aos negócios do Estado, de acordo com a Harvard Business Services.

A decisão sobre o pagamento não é a primeira vez que Musk sofre um revés no Estado, visto que questões ideológicas em alguns Estados estão perseguindo o bilionário.

VEJA: “Justiça da Venezuela age como regimes autoritários”, afirma OEA

McCormick foi a mesma juíza que supervisionou a ação judicial do Twitter contra Musk em julho de 2022, depois que ele tentou desistir de um contrato para comprar a plataforma de mídia social por 44 bilhões de dólares. A juíza rejeitou táticas protelatórias e Musk foi forçado a comprar a empresa que agora é conhecida como X.

“Recomendo a incorporação em Nevada ou no Texas se você preferir que os acionistas decidam as questões”, disse ele em outro post no X após a decisão de McCormick sobre seu pacote salarial.

LEIA: Brasil anuncia que Petrobras vai retomar construção de fábrica de fertilizante com Bolívia