O Planejamento empresarial é ferramenta para o sucesso

O Planejamento empresarial é ferramenta para o sucesso
Patrocinado

Uma assunto que muitas vezes é negligenciado por empresários e empreendedores é o planejamento. Contudo, o planejamento empresarial é ferramenta para o sucesso. Em um mundo tecnológico onde a informação muitas vezes é instantânea para muitos fazer planejamento é perda de tempo.

No entanto, o planejamento é fundamental em todas as áreas para o ser humano. E não é diferente para as empresas, sejam elas novas ou com anos de estrada. O Planejamento é um processo dinâmico, que envolve a constante avaliação de cenários, dos fatores internos e externos. Que influenciam o desempenho empresarial e a consequente adequação dos objetivos estratégicos, visando aprimorar a gestão e atingir as metas e resultados propostos.

O planejamento é o caminho que a empresa irá seguir em busca de seus objetivos e metas. Desta forma fica mais fácil entender a importância de se fazer o planejamento. Ele não é perda de tempo, pelo contrário ele poupa tempo e recursos que podem ser gastos em vão quando não se sabe onde ir e como chegar-la.

Veja também:

Estruturando o plano de marketing digital da sua empresa.

As habilidades profissionais que as empresas buscam.

De acordo com estudo produzido pelo Sebrae 46% dos empreendedores iniciam seu negócio sem saber o número de clientes que teriam, nem mesmo os padrões de consumo dos mesmos. Esta informação é importante para apresentar a viabilidade do negócio.

Em contrapartida, 39% dos novos negócios são abertos sem conhecimento do capital de giro necessário para a empresa. O capital de giro é vital ao negócio, e através do planejamento é possível determinar o montante mensal necessário para o funcionamento da empresa.

Ainda considerando os estudos do Sebrae, as empresas que apresentam estratégia de diferenciação são melhores sucedidas no mercado do que as que buscam menor custo.

Os empreendedores que fecharam suas empresas nos cinco primeiros anos consideram o planejamento prévio como fator mais importante. Entretanto, os que estão em atividade apontam o planejamento prévio combinado à gestão após a abertura do negócio como fundamental. Portanto, o tempo destinado ao planejamento aumenta a possibilidade de sucesso do negócio.