Patrocinado
Início Sustentabilidade Open Banking deve iniciar em 2020 de acordo com Banco Central

Open Banking deve iniciar em 2020 de acordo com Banco Central

Open Banking deve iniciar em 2020 de acordo com Banco Central
Banco Central do Brasil, fachada externa. Brasília, 02-03-2017. Foto Sérgio Lima/Poder 360.

Open Banking deve iniciar em 2020 de acordo com Banco Central. Contudo, a primeira fase do open banking, sistema que dará aos clientes de bancos o poder sobre seus dados financeiros deve iniciar em 2020.

Entretanto, a ideia principal do open banking é ampliar a competição no setor financeiro e consequentemente reduzir taxas de juros e tarifas do sistema. O open banking também permitirá no final o acesso a informações e operações numa só plataforma.

No entanto, o diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso informou que para viabilizar a ideia existe uma consulta pública. A consulta pública vai ficar aberta até 31 de janeiro de 2020 (…) E depois vai ter um tempo (…) para soltar resolução e circular definitiva. Uma vez divulgado normativos, cinco meses depois, a fase um começa a vigorar”.

Veja também:

Condenação de Lula no caso do sitio é confirmada em segunda instância.

Os conglomerados financeiros de maior porte, classificados nas categorias S1 e S2, serão obrigadas a participar do sistema. As demais instituições terão liberdade para decidir se participarão.

A divugação do open banking acontece um dia após o Conselho Monetário Nacional (CMN) ter estabelecido texto de 8% ao mês para a taxa de juros que os bancos podem cobrar no cheque especial.

Em outras palavras, o Open Banking reduz a barreira de entrada para novos serviços e produtos, criando um ambiente mais competitivo e com mais opções para o consumidor.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile