Petrobras é destaque negativo do dia notícia faz ações pesarem

Gerente anapetro da Petrobras é demitido após investigação de Insider Trading
Patrocinado

Petrobras é destaque negativo do dia notícia faz ações pesarem. O Ministério de Minas e Energia (MME) por meio de comunicado que consolidou a relação dos indicados pelo acionista controlador para composição do Conselho de Administração da Petrobras (PETR3;PETR4).

Desta forma, o anuncio informava “o Governo renova o seu compromisso de respeito a sólida governança da Petrobras, mantendo a observância dos preceitos normativos e legais que regem a Empresa”, destacou a nota do MME.

Gás natural na mineração cripto é lançamento da Exxon Mobil

E ainda, oficializou a indicação de Adriano Pires para o exercício da presidência da Petrobras, no lugar do general da reserva Joaquim Silva e Luna. As mudanças passam a fazer efeito a partir da confirmação dos nomes na Assembleia Geral Ordinária, que ocorrerá em 13 de abril de 2022.

Contudo, após a notícia ser divulgada às 16h40 (horário de Brasília) desta segunda-feira (28), impactou as ações da estatal, que já estavam em queda por conta do dia de baixa do petróleo.

Além disso, em um mês de guerra na Ucrânia, na contramão das petrolíferas, os papéis ON da Petrobras recuaram 6,14%, enquanto os PN da estatal caíram 7,6%, já refletindo a percepção de maior interferência política.

Resultado da Ânima desanima investidores ação tem queda

Cabe destacar também a provável escolha por um nome de dentro do setor, o que pode ter ajudado a amenizar a queda dos ativos, ainda que haja muita especulação sobre o possível substituto de Silva e Luna.

O nome de Silva e Luna foi, à primeira vista, observado com desconfiança pelos investidores. Militar de carreira, atuou como ministro da Defesa em 2018 e foi o primeiro militar a comandar a Petrobras desde a década de 80.

Contudo, muitos nomes próximos a ele afirmaram que o nervosismo do mercado seria exagerado, já que ele possuía um histórico de cortes agressivos de custos, algo não muito diferente de seu antecessor.