Preso o desenvolvedor do Tornado Cash após protocolo ser banido

tornado cash banido preso
Patrocinado

Preso o desenvolvedor do Tornado Cash após protocolo ser banido. Autoridades holandesas prenderam um desenvolvedor suspeito de envolvimento com Tornado Cash na quarta-feira (10), dois dias após o governo dos Estados Unidos ter sancionado o protocolo cripto, segundo um comunicado feito hoje (12) pelo Serviço Holandês de Informação Fiscal e Investigação (FIOD, na sigla em inglês).

E assim, foi preso um homem não identificado, de 29 anos, em Amsterdã, segundo o comunicado. Ele é suspeito de envolvimento na ocultação de fluxos financeiros criminosos e facilitação de lavagem de dinheiro por meio de Tornado Cash, protocolo que embaralha transações em blockchain e dificulta o rastreamento de criptomoedas.

Resultado da Minerva e BRF movimentam ações. Entenda o movimento

E ainda, o Departamento do Tesouro dos EUA adicionou Tornado Cash e 44 endereços de carteiras de ethereum e USDC associados ao protocolo cripto à Lista de Nacionais Especialmente Designados e Pessoas Bloqueadas (SDN), segundo um comunicado dessa segunda-feira (8) do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC).

Desta forma, após as sanções, depósitos ao protocolo caíram drasticamente e houve um aumento repentino em saques. Cerca de 15% dos ativos presentes no protocolo já foram sacados. Sendo que as sanções a Tornado Cash também impactaram usuários do protocolo.

Lucro do BNDES sobe mais de 120% no período

Entretanto, a emissora da stablecoin USDC, Circle congelou US$ 75 mil em USDC que estavam presentes nos endereços sancionados. Serviços de infraestrutura cripto começaram a limitar acesso ao protocolo, e a corretora cripto dYdX começou a bloquear contas ligadas a Tornado Cash.

XP Inc. será outra Nubank sem retorno ao acionista?

Por fim, “essas tecnologias avançadas, como organizações descentralizadas que podem facilitar a lavagem de dinheiro, estão recebendo atenção extra do FIOD”, disse a agência, acrescentando que poderá fazer novas prisões.

E assim, a agência também afirmou que pessoas por trás de Tornado Cash – sem especificar se são desenvolvedores ou membros da organização autônoma descentralizada (DAO) que o operam – tiveram altos lucros a partir dessas transações.

Lucro da BB Seguridade é quase o dobro no período