Previsão do PIB para 2020 tem considerável melhora pelo FMI

Previsão do PIB para 2020 tem considerável melhora pelo FMI
Patrocinado

Previsão do PIB para 2020 tem considerável melhora pelo FMI. O comunicado foi feito nesta segunda-feira, 05 pelo FMI. O Fundo Monetário Internacional suas perspectivas econômicas de 2020 para o Brasil.

No entanto, reforçou que os riscos permanecem “excepcionalmente altos e multifacetados”. Além de mencionar que a dívida do governo está a caminho de encerrar o ano em torno de 100% do Produto Interno Bruto (PIB).

Contudo, o FMI agora espera que a maior economia da América Latina encolha 5,8% neste ano. Um número muito melhor que a contração de 9,1% que havia estimado anteriormente. O FMI prevê uma recuperação “parcial” e um crescimento de 2,8% no próximo ano.

Contudo, o FMI recebe com satisfação o compromisso do governo de reduzir a dívida do Brasil. Existe o alerta que pode levar tempo para que emprego, renda e pobreza voltem aos níveis anteriores à pandemia.

“Se as condições de saúde, econômicas e sociais ficarem piores do que as autoridades esperam, os integrantes do governo devem estar preparados para fornecer apoio fiscal adicional”, disse o FMI. O orgão acrescentou que a prioridade da política de curto prazo é “salvar vidas e meios de subsistência”.

No entanto, a instituição afirmou que continuará orientando e sinalizando que a taxa básica de juros permanecerá baixa por mais tempo. Isto condicionada à manutenção de um regime fiscal sólido, pode ter um efeito expansionista sem riscos para a estabilidade financeira”, disse o FMI.