Previsão do PIB para 2020 tem considerável melhora pelo FMI

0
91
Previsão do PIB para 2020 tem considerável melhora pelo FMI

Previsão do PIB para 2020 tem considerável melhora pelo FMI. O comunicado foi feito nesta segunda-feira, 05 pelo FMI. O Fundo Monetário Internacional suas perspectivas econômicas de 2020 para o Brasil.

No entanto, reforçou que os riscos permanecem “excepcionalmente altos e multifacetados”. Além de mencionar que a dívida do governo está a caminho de encerrar o ano em torno de 100% do Produto Interno Bruto (PIB).

Contudo, o FMI agora espera que a maior economia da América Latina encolha 5,8% neste ano. Um número muito melhor que a contração de 9,1% que havia estimado anteriormente. O FMI prevê uma recuperação “parcial” e um crescimento de 2,8% no próximo ano.

Contudo, o FMI recebe com satisfação o compromisso do governo de reduzir a dívida do Brasil. Existe o alerta que pode levar tempo para que emprego, renda e pobreza voltem aos níveis anteriores à pandemia.

“Se as condições de saúde, econômicas e sociais ficarem piores do que as autoridades esperam, os integrantes do governo devem estar preparados para fornecer apoio fiscal adicional”, disse o FMI. O orgão acrescentou que a prioridade da política de curto prazo é “salvar vidas e meios de subsistência”.

No entanto, a instituição afirmou que continuará orientando e sinalizando que a taxa básica de juros permanecerá baixa por mais tempo. Isto condicionada à manutenção de um regime fiscal sólido, pode ter um efeito expansionista sem riscos para a estabilidade financeira”, disse o FMI.

Facebook Comments