Quem é o Sócio Secreto da JBS – Blessed Esconde o Segredo

Quem é o Sócio Secreto da JBS - Blessed Esconde
Fábio Luíz da Silva - Lulinha, seria ele o dono da Blessed?
Patrocinado

Quem é o Sócio Secreto da JBS – Blessed Esconde o Segredo

Desde as revelações da delação dos donos da JBS um antigo mistério voltou a aguçar a curiosidade de todos. Quem é o misterioso sócio da JBS? A empresa Blessed Holdings LLC com sede em Delaware, conhecido paraíso fiscal nos Estados Unidos, é sócia da JBS desde 2009.

Os mistérios que rondam esta empresa já foram publicados pelo jornal O Estado de S. Paulo em junho de 2014. Na época dois acionistas estranhos detinham a Blessed. Seguradoras localizadas em paraísos fiscais, uma era a US Commonwealth, de Porto Rico. A outra, Lighthouse Capital Insurance Company, nas Ilhas Cayman.

Estas seguradoras eram estrutura comumente utilizada para ocultar patrimônio. Costuma haver um ou mais beneficiários de apólices que não querem ser identificados. O instrumento é legal e utilizado principalmente para a proteção de grandes fortunas.

A reportagem, à época, apurou que apesar de terem nomes diferentes e estarem em países distintos, presidente e demais executivos de ambas as seguradoras eram os mesmos.

Na época a JBS, tinha como sócios os Batista e a família Bertin. Se alguém perguntasse “de quem é a Blessed?” para qualquer uma das famílias, nem uma nem outra sabia responder.  Embora desde a empresa fosse um dos principais acionistas da FB Participações, que tem o controle da JBS.

Em 2014  um dos nomes mais cotados a ser o dono da Blessed foi o de Fábio Luís da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Porém não foi encontrada qualquer prova que pudesse sequer indicar quem seria o sócio oculto.

Quando da delação Joesley e Wesley Batista, acionistas do grupo, apresentaram em suas declarações de imposto de renda que adquiriram, cada qual, 50% das ações da Blessed. Tornaram-se os donos da empresa. Uma transação que não apresenta histórico.

Da mesma maneira que envolvidos tem contado sobre contas no exterior, até então secretas. A Blessed ainda é um mistério, que talves já esteja documentado pela Procuradoria Geral da República. Mas ainda sob segredo de justiça.