Quitar Financiamento é uma Boa Escolha?

0
55
Quitar Financiamento é uma Boa Escolha?
Dinheiro na mão! O que fazer com ele?

Quitar Financiamento é uma Boa Escolha?

Quando você menos esperava entra um dinheiro extra. Então mil coisas começam a passar pela sua cabeça. Como gastar este dinheiro inesperado? Se você tem algum financiamento pode pensar também na opção de quitar o mesmo. É o momento da dúvida, quitar financiamento é uma boa?

Cada caso precisa ser analisado e colocado na ponta do lápis. Mas na maioria das vezes quitar o financiamento é uma escolha acertada. A regra geral é que empréstimos caros, como cheque especial, parcelamento do cartão de crédito e alguns tipos de crédito pessoal, devem ser quitados tão logo possível para que você pare de perder dinheiro nos juros.

Todo financiamento cobra juros, e esta ai um vilão que faz você sempre gastar mais do que precisa. Os juros só são bons para quem os recebe.  Para isso, uma opção é contratar uma linha de empréstimo com juros mais baixos.

O Benefício da Quitação Antecipada

Quitar financiamento antes do prazo dá direito a descontos sobre os juros. O mesmo é garantido pelo artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor. Além de aliviar o orçamento mensal, que não será mais comprometido pelas parcelas.

Guardar o dinheiro na poupança para evitar precisar de novos empréstimos no futuro pode passar por sua cabeça. Mas isso só faz sentido se os juros cobrados pelo financiamento forem mais baixos que os juros que você vai receber na no investimento que escolher. Isto é muito difícil de acontecer.

Como quitar o financiamento

O primeiro passo para quitar seu financiamento é entrar em contato com a instituição que o concedeu. Saber qual o valor do pagamento à vista, que deverá trazer desconto sobre os juros futuro.

Após quitar o financiamento mantenha a rotina de pagamento das parcelas. Coloque-as na poupança para criar uma reserva de emergência. Com esse colchão financeiro, você não precisará fazer um novo financiamento no futuro.

Não consigo quitar o financiamento

Você gostaria de quitar seu financiamento, mas não é possível pois não tem todo o valor necessário. O ideal então é amortizar este financiamento. Isso significa pagar uma parte dele. Desta forma o número de parcelas  a pagar será reduzido.