Resultado Negativo do PIB Assusta – Economia Encolheu

Resultado Negativo do PIB Assusta Economia Encolheu
Patrocinado

PIB Despenca no 4º Trimestre

Mais um susto no resultado final de 2016. O Produto Interno Bruto (PIB) caiu no quarto trimestre do ano passado 0,9% em relação ao terceiro. A queda expressiva deixou uma herança estatística bastante negativa para 2017 de -1,1%.

Com um desempenho pior no segundo semestre do que no primeiro na série com ajuste sazonal. A economia do país encolheu 3,6% em 2016. O resultado foi influenciado especialmente pelo forte recuo do investimento e do consumo das famílias.

Resultado Negativo do PIB Assusta Economia Encolheu

Apesar da queda ainda forte do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre de 2016. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, reforçou o discurso otimista e enfatizou que “a economia chegará ao final do ano em ritmo de crescimento de 3,2%”.

O número considera a taxa projetada para o quarto trimestre em relação ao previsto para o terceiro trimestre, em termos anualizados. Fato que é novidade no discurso. Até então o ministro só falava da projeção em comparação com igual trimestre de 2016, que, aliás, foi atualizada para expansão de 2,4%. Se você quer entender um pouco mais sobre a influencia do PIB deve ler a respeito aqui.