Patrocinado

Saiba quais empresas apresentam balanços e o que pode agitar o mercado na semana. Esta chegando ao fim mais uma temporada de balanços locais. A agenda econômica desta semana já começa com mais de 50 empresas divulgando seus resultados do primeiro trimestre.

Só na segunda-feira (15), serão mais de 54 balanços, com direito a resultados do Magazine Luiza (MGLU3), Banco do Brasil (BBAS3) e do Nubank, que está em processo para fechar o capital no Brasil.

LEIA: Ibovespa fecha a semana com alta de 3,15%

Na semana também deve ser iniciada a CPMI dos atos de 08 de janeiro, segundo especialistas e parlamentares as informações que serão tornadas públicas durante a CPMI provavelmente podem derrubar políticos e autoridades do governo, inclusive o próprio presidente Lula.

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. 

Agenda de indicadores da semana
O principal indicador da segunda-feira são os números da produção industrial na China. A inflação por lá caiu além do esperado, o que ligou a luz amarela para uma desaceleração da demanda. O desempenho econômico chinês é um dos fatores que pode influenciar no desempenho da atividade em todo o globo — e sustentar o dólar baixo no Brasil.

MAIS: Inflação na Argentina já supera 108%

Já na terça-feira (16), são esperados os números de vendas do varejo e produção industrial dos Estados Unidos. O país, que passa por uma recessão técnica — quando o PIB cai por dois trimestres seguidos —, tenta combater a inflação descontrolada com juros elevados.

No mesmo dia, a Zona do Euro deve divulgar os números preliminares do PIB e da balança comercial, juntamente com os dados de desemprego do Reino Unido. A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, profere discurso no fim da manhã.

LEIA: Banido da China por Xi Jinping, como está o homem que foi o mais rico do país

As falas da chefe do BCE acontecem antes da divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do bloco europeu. A autoridade monetária já deu sinais de que deve voltar a subir os juros — a questão agora é se o aperto será mais ou menos intenso do que o esperado, e tudo dependerá da inflação de quarta-feira (17).

SAIBA: Quem são os filiados a partidos de esquerda que estavam no 8 de janeiro

Quem também deve fazer seu pronunciamento sobre o futuro da política monetária é Andrew Bailey, presidente do Banco Central da Inglaterra (BoE), também na quarta-feira.

Os Estados Unidos voltam para o centro das atenções com a divulgação dos números de pedidos iniciais de auxílio-desemprego na quinta-feira (18). Porém, o destaque do mesmo dia vai para o balanço do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA).

Também toma o centro do palco o número de saldos de reservas dos bancos com o Fed — vale lembrar que a crise bancária dos EUA deu certo alívio na última semana, mas está longe de acabar.

ENTENDA: Lula é “pouco confiável” para 95% segundo pesquisa. Mercadante e Hoffmann são ‘ainda menos’

Por fim, os investidores começam a desabotoar as camisas na sexta-feira (19), mas ainda não poderão descansar porque é quando será divulgado o IBC-Br, índice considerado uma prévia do PIB brasileiro.

No mesmo dia, porém lá nos Estados Unidos, Jerome Powell fará um discurso pela manhã e deve tentar aliviar ainda mais as tensões envolvendo a crise bancária. O chefe do Federal Reserve também deve sinalizar o futuro do aperto monetário norte-americano.

AINDA: Lula dispensa hospedagem da embaixada brasileira e gasta R$ 1,3 milhões em hotel no Reino Unido

Segunda-feira (15)

HorárioPaís / RegiãoEvento
6hZona do EuroNúmeros da produção industrial em março
8h30BrasilBoletim Focus semanal
9h30Estados UnidosÍndice Empire State de atividade industrial em maio
23hChinaNúmeros da produção industrial em abril

Fonte: Investing.com

Balanços locais: Azul, BB Seguridade, Mater Dei e Dotz (antes da abertura); Ambipar, Aliansce Sonae, Alphaville Urbanismo, Ânima Educação, Azevedo & Travassos, Bahema, Banco do Brasil, BRF, Cedro Cachoeira, ClearSale, Cosan, CR2, Cruzeiro do Sul, Desktop, Dommo Energia, Eneva, Espaçolaser, Even, Fertilizantes Heringer, Gafisa, General Shopping, Hapvida Intermédica, Hercules Talheres, IRB Brasil, Itaúsa, JHSF, Kora Saúde, Localiza, LPS Brasil, Lupatech, Magazine Luiza, Marfrig, Marisa Lojas, Melnick, Mills, Modalmais, Multi (ex-Multilaser), Mundial, Nubank, Oncoclínicas, Orizon, Rede D’Or São Luiz, Sequoia Logística, Saraiva, Ser Educacional, SLC Agrícola, Springs Global, Taurus Armas, Westwing, WLM Participações e XP (após o fechamento)

Terça-feira (16)

HorárioPaís / RegiãoEvento
3hReino UnidoTaxa de desemprego em abril
6hZona do EuroPIB do trimestre e balança comercial de março
6hZona do EuroÍndice de percepção econômica ZEW em maio
9h30Estados UnidosNúmero de vendas no varejo em abril
10h15Estados UnidosNúmeros da produção industrial em abril
11h00Zona do EuroDiscurso de Christine Lagarde, presidente do BCE

Fonte: Investing.com

Quarta-feira (17)

HorárioPaís / RegiãoEvento
6hZona do EuroÍndice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) de abril
6h50Reino UnidoPronunciamento de Andrew Bailey, presidente do Banco Central da Inglaterra (BoE)
9hBrasilNúmero de vendas no varejo em março
9h30Estados UnidosLicenças para construção em abril

Fonte: Investing.com

*Balanços locais: Stone e Zenvia (após o fechamento)

Quinta-feira (18)

HorárioPaís / RegiãoEvento
5hZona do EuroRelatório Mensal do BCE
9h30Estados UnidosPedidos iniciais de auxílio-desemprego
9h30Estados UnidosÍndice de atividade industrial do Fed da Filadélfia em maio
11hEstados UnidosVendas de casas usadas em abril
17h30Estados UnidosBalanço do Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte americano)
17h30Estados UnidosSaldos de reservas dos bancos com o Federal Reserve

Fonte: Investing.com

Sexta-feira (19)

HorárioPaís / RegiãoEvento
9hBrasilPrévia do PIB, medida pelo IBC-Br, de março
12hEstados UnidosDiscurso de Jerome Powell, Presidente do Federal Reserve
16hZona do EuroDiscurso de Christine Lagarde, Presidente do Banco Central Europeu (BCE)

Fonte: Investing.com

*Balanços locais: CI&T (antes da abertura)