Patrocinado

Selic vai a 12,75% ao ano. Copom alerta para o risco de não cumprimento de metas. Após traçar um “plano de voo” que recolocou o Brasil no topo do ranking dos países com maior juro real no mundo, o Banco Central deu sequência nesta quarta-feira aos procedimentos para a reduzir a altitude da taxa básica de juros (Selic).

SAIBA: Maioria da população rejeita política internacional de Lula

O Comitê de Política Monetária (Copom) comandado pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, decidiu por um novo corte de 0,50 ponto percentual. Desta forma, a Selic passa de 13,25% para 12,75% ao ano.

AINDA: Advogada em desespero chora na Suprema Corte, aponta abandono da OAB e humilhações. “As sentenças já estão prontas”

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Oficiais da PM do Distrito Federal se pronunciam contra falas de Moraes, “ainda em inquérito e já foram culpados”

Ao contrário da última reunião, quando os diretores do BC se dividiram sobre o tamanho da redução dos juros, desta vez a decisão foi unânime.

O corte da Selic também veio dentro do esperado pelo mercado financeiro. A expectativa agora é para os próximos passos do Copom e sobre qual será o patamar de aterrissagem dos juros ao fim do ciclo.

Sobre o primeiro ponto, o BC antecipou que deve manter o ritmo de cortes. “Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões”, escreveu o Copom, no comunicado que acompanhou a decisão.

Na avaliação do Copom, esse é o ritmo “apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”.

LEIA: “Lula na ONU fez discurso para seus eleitores e lacrador de redes sociais”, afirma jornalista

Risco fiscal acaba com expectativa de queda maior da Selic

Logo após o início do processo de corte da Selic, em agosto, parte dos analistas projetava que o Copom poderia acelerar o ritmo da queda já nesta reunião.

Mas a piora da percepção fiscal do país de lá para cá tirou do radar a apostas de uma redução de 0,75 ponto percentual nesta reunião.

Isso porque o governo vem encontrando dificuldades para mostrar como pretende cumprir a meta de zerar o déficit das contas públicas no ano que vem. O objetivo, vale lembrar, faz parte do novo arcabouço fiscal que o Congresso acabou de aprovar.

“Tendo em conta a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária, o Comitê reforça a importância da firme persecução dessas metas.”

VEJA: “Também quero ver as imagens das câmeras do ministério da Justiça”, afirma Mendonça