Patrocinado

Semana tem Copom além de política nacional e internacional agitando o mercado financeiro. A semana será marcada por reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, na próxima quarta-feira (21). A expectativa do mercado é pela manutenção da taxa básica de juros diante da queda recente da inflação e do recuo do dólar para o patamar de R$ 4,80.

SAIBA: CVM AMERICANA TENTA ACABAR COM O MERCADO DE CRIPTOMOEDAS AFIRMA CEO DA RIPPLE

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

LEIA: Gerdau anuncia investimento bilionário em Minas Gerais

VEJA: Goldman Sachs alerta para a deterioração da economia brasileira

A expectativa da maioria dos economistas é que o comunicado retire a expressão de que o BC “não hesitará” em subir os juros se necessário. Na segunda, pesquisa Focus deve refletir melhora de expectativas com inflação e juros, contudo pode ser uma melhora artificial já que o governo iniciou manipulação no preço da gasolina.

No mesmo dia, o secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, deixa o ministério na para se preparar para a sabatina sobre sua indicação a uma das diretorias do BC, segundo a Reuters, que cita fontes.

LEIA: Na caçada contra o senador Marcos do Val Moraes mandou PF vasculhar motel

Além disso, a comissão de Assuntos Econômicos do Senado deve discutir o arcabouço fiscal na terça-feira, com votação no mesmo dia ou na quarta. Dependendo de mudanças, o projeto pode voltar à Câmara.

Neste caso, o presidente da casa, Arthur Lira, indicou votação na Câmara no dia seguinte à votação no Senado, afirmou o relator, senador Omar Aziz. Lula se reuniu com Lira na sexta-feira, 16, exatamente para negociar a votação através da entrega de Ministérios a partidos do centrão.

Também na quarta, Cristiano Zanin, advogado que tirou Lula da cadeia e agora é indicado por ele para o STF, será sabatinado no Senado.

AINDA: Senadores que vão decidir sobre Zanin no STF foram alvos de inquéritos na corte

Agenda corporativa
Oncoclínicas e CVC definem preços em operações de oferta de ações. A semana também traz a OPA da Alpargatas, pela qual a família Moreira Salles pretende aumentar a participação na empresa, os resultados da São Martinho e uma reunião da Gol com analistas e investidores.

MAIS: Itaú rebate afirmação de envolvimento na fraude da Americanas

Internacional
O presidente do Fed, Jerome Powell, entregará nesta semana o relatório de política monetária à Câmara americana e vai ao Senado no dia seguinte. Falas de outros dirigentes do Fed, sabatinas para confirmação de diretores do BC americano e decisões do Banco da Inglaterra e do BC da Turquia também movimentam as taxas globais na próxima semana.

SAIBA: Senador denuncia a escalada do autoritarismo e o fim da democracia no Brasil

Segunda-feira (19)
Feriado nos Estados Unidos
O secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, deixa o ministério para se preparar para a sabatina sobre sua indicação a uma das diretorias do BC, segundo a Reuters
Divulgação de Resultados da Safra do 4T23 pela São Martinho

AINDA: No STF quadrilhão do PT tem denuncia contra Gleisi rejeitada por Fachin. Votação segue


Terça-feira (20)
Comissão de Assuntos Econômicos do Senado deve discutir o arcabouço fiscal, com possível votação no mesmo dia
Oncoclínicas define preços em operações de oferta de ações


Quarta-feira (21)
O presidente do Fed, Jerome Powell, entregará o relatório de política monetária à Câmara americana e vai ao Senado no dia seguinte
Finalização da OPA da Alpargatas (ALPA4)


Quinta-feira (22)
CVC (CVCB3) define preços em operações de oferta de ações


Sexta-feira (23)
Reunião pública da Gol (GOLL4) com analistas e investidores