Patrocinado

Itaú (ITUB4) rebate ideia de fazer parte da fraude da Americanas. A direção do Itaú Unibanco se manifestou a respeito da ação de deputados federais que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Lojas Americanas (AMER3) Parlamentares apresentaram pedido de convocação de representantes da instituição financeira para depoimento ao colegiado.

SAIBA: CVM AMERICANA TENTA ACABAR COM O MERCADO DE CRIPTOMOEDAS AFIRMA CEO DA RIPPLE

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

Além disso, o posicionamento por parte do banco ocorre depois que auditorias entraram no radar da comissão. Isso porque o atual presidente da companhia, Leonardo Coelho Pereira, afirmou que as duas empresas responsáveis pelo serviço, KPMG e PwC, poderiam ser responsáveis por fraude. O executivo ainda sugeriu que o Itaú e o Santander poderiam, segundo ele, fazer parte disso.

MAIS: GM COMUNICA NEGOCIAÇÃO PARA PARALIZAR TURNO POR 10 MESES

O Itaú Unibanco por meio de nota negou participação em qualquer eventual irregularidade relacionada à rede varejista. “As cartas de circularização, que são instrumento de apoio aos trabalhos de auditoria, até 2017 traziam o saldo integral das operações de antecipação contratadas por fornecedores, denominadas ‘risco sacado’”, afirma o banco.

AINDA: IRMÃOS BATISTA DE OLHO NA BRASKEM

De forma mais direta, a equipe do Itaú Unibanco rebateu a declaração de Pereira. “É leviano atribuir a terceiros a responsabilidade pela fraude, confessada ontem pela companhia ao mercado”, afirmou, em trecho do comunicado, a instituição financeira.

A saber, a ideia inicial da comissão é ouvir o presidente do Itaú Unibanco, Milton Maluhy Filho. O requerimento para a convocação dele foi assinado por dois deputados federais do Psol: Tarcísio Motta (RJ) e Fernanda Melcionna (RS).

LEIA: NETFLIX VAI VIRAR RESTAURANTE?