Tecnologia proporciona economia com criação de serviços públicos online. A digitalização dos serviços públicos gerou economia de R$ 2 bilhões por ano. Nas proporções de R$ 1,5 bilhão para a população e R$ 500 milhões para o governo. Entretanto, o número de cidadãos cadastrados no Portal do Governo Federal totaliza 88 milhões. Isso representa 51 vezes mais que o total registrado em janeiro de 2019, quando apenas 1,7 milhão de brasileiros usavam os serviços de forma digital.
Entretanto, o Portal do Governo unifica os sites do governo e permite o acesso a serviços por um login único. No entanto vale lembrar que no ano passado, o Ministério da Economia lançou a Estratégia de Governo Digital 2020-2022, com o objetivo de chegar ao fim do próximo ano com 100% dos serviços públicos e dos portais federais digitalizados. A meta de digitalizar 1 mil serviços nos dois primeiros anos do atual governo foi alcançada em outubro, tendo sido acelerada por causa da pandemia de covid-19.
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Atualmente, o portal gov.br oferece 4.137 serviços de 193 órgãos federais, dos quais 2.670 (64,5%) são totalmente digitalizados. No entanto, o portal disponibiliza ainda 640 serviços (15,5%) parcialmente digitalizados, com etapas executadas no portal. Contudo, ainda exigem algum procedimento presencial, como entrega de documentos. Desta forma, existem 827 serviços não digitais (20%), que só podem ser iniciados no site, mas exigem a presença física nas demais fases.
A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, informou nesta sexta-feira, 8, que entre os serviços totalmente digitalizados, estão a Carteira Digital de Trânsito, a Carteira de Trabalho Digital e o aplicativo Meu INSS, que permitem atendimento inteiramente online.
Em relação ao Meu INSS, o governo promove, desde agosto, um projeto piloto de realização de prova de vida pelos aposentados de forma exclusivamente digital, por meio do sistema de biometria facial pelo celular.