Usiminas paralisa forno em Ipatinga devido a incidente

Usiminas paralisa forno em Ipatinga devido a incidente
Patrocinado

Usiminas paralisa forno em Ipatinga devido a incidente. O evento ocorreu um ano após a ocorrência de fogo e estrondo no topo do alto-forno 1 da mesma usina. Na ocasião, a empresa informou que o “evento foi rapidamente controlado pela equipe técnica”.

Entretanto, a Usiminas comunicou nesta segunda-feira (27) que o alto-forno 2 da usina mineira de Ipatinga sofreu um incidente na sexta-feira passada por isso a empresa vai paralisar o equipamento por um período de 90 a 150 dias.

Alta recorde em devedores da B3 vilã pode ser a alavancagem

Contudo, o alto-forno 2 havia sido reativado em junho, depois de uma paralisação iniciada no começo da pandemia no Brasil, em abril do ano passado. No período de paralisação, a empresa afirmou que investiu 67 milhões de reais no equipamento em uma reforma para religá-lo.

Isto porque, o alto-forno 2 foi inaugurado em setembro de 1965 e depois da reforma entrou em uma sexta campanha de produção. Antes da parada anterior ao incidente da sexta-feira passada, a última grande reforma do equipamento foi realizada em 2003

Desta forma, o alto-forno 2 tem capacidade de produzir 55 mil toneladas de ferro-gusa por mês, o equivalente a 660 mil toneladas por ano. A empresa afirmou em fato relevante que vai compensar a parada com estoques e comprando placas no mercado.

Juros sobre capital próprio da Movida somam R$ 27 milhões

No entanto, o evento ocorreu um ano após a ocorrência de fogo e estrondo no topo do alto-forno 1 da mesma usina. Na ocasião, a empresa informou que o “evento foi rapidamente controlado pela equipe técnica”.

E assim, além do forno 2, a usina de Ipatinga tem outros dois equipamentos de produção de aço bruto: o alto-forno 1, também com capacidade para 660 mil toneladas por ano, e o alto-forno 3, com capacidade nominal para 2,3 milhões, toneladas anuais e tem reforma geral programada para meados de 2023.

As ações da companhia exibiam queda de cerca de 2% às 12h25, enquanto o Ibovespa mostrava alta de 0,2%. A rival CSN mostrava valorização de 4% e Gerdau ganhou de 1,1%.

Posição da Rede D’or em Qualicorp deve aumentar