Vazamento de dados do Mercado Livre mais comprometedor que o divulgado

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Vazamento de dados do Mercado Livre mais comprometedor que o divulgado. O recente vazamento do Mercado Livre (MELI34), que envolveu dados de 300 mil, pode ter exposto informações de pagamentos e outros dados dos usuários, segundo apuração do jornal Valor Econômico. A varejista havia afirmado, ao reportar o vazamento, que foram somente dados mais ‘superficiais’, como nome e e-mail.

Entretanto, segundo o que foi reportado oficialmente até então, o vazamento se deu por conta de um acesso não autorizado do código-fonte do marketplace da companhia, o que acabou gerando acesso aos dados da base de usuários.

Os dados vazados incluem nome completo, número de telefone e e-mail dos 300 mil usuários comprometidos.

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Contudo, especialistas do tema destacaram que em casos como o vazamento do Mercado Livre não há garantia de que os demais dados não foram acessados, visto que o invasor teve, de fato, acesso aos dados dos usuários.

Por esta razão, a recomendação é de que todos os usuários troquem suas senhas como forma de prevenção. Em comunicado recente enviado à SEC, o Mercado Livre afirma que está “tomando medidas rigorosas para evitar novos incidentes.”

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Apesar disso, o caso do Mercado Livre não teve danos às negociações e nem deixou o site desabilitado, como ocorreu com as concorrentes. Ainda assim, a gravidade é considerada alta pelos especialistas, dado que uma vez que o código fonte é acessado, passa a se ter conhecimento da estrutura e de como foi desenvolvido o aplicativo.

Mercado Livre é notificado pelo Procon

Em razão do vazamento, o Procon de São Paulo pediu esclarecimentos à empresa sobre os motivos e impactos do vazamento, tendo 11 dias para responder ao órgão de defesa do consumidor. As exigências da autoridade são de que o Mercado Livre informe quando constatou o problema e quais serviços de atendimento foram atingidos. Além de quantos consumidores foram afetados e as transações e operações que foram (e ainda estão) comprometidas. A companhia deve ainda apontar os impactos para o consumidor.. Se o banco de dados da empresa foi afetado, apontar que tipo de informações foram comprometidas.

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