Ford afirma que manterá venda no Brasil e América

Ford afirma que manterá venda no Brasil e América
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Ford afirma que manterá venda no Brasil e América Latina mesmo após encerrar operações nestas localidades. Isto porque a Ford Motor Co. está encerrando as operações de fabricação no Brasil.

Entretanto, após mais de 100 anos construindo carros no país, como parte de uma reestruturação que eliminará 5.000 empregos e resultará em uma cobrança de cerca de 4,1 bilhões de dólares. A montadora disse nesta segunda-feira,11, que fechará duas fábricas no Brasil imediatamente. Além de uma terceira até o final do ano, encerrando as vendas de três modelos de fabricação local. Deixarão de ser comercializados o Ecosport, Ka e T4.

As perdas de empregos ocorrem principalmente no Brasil. Contudo, também incluem trabalhadores na Argentina, de acordo com o documento emitido pela empresa.

O motivo

No entanto, a empresa explicou que os cortes são parte de uma reestruturação global de 11 bilhões de dólares iniciada pelo ex-CEO Jim Hackett e agora continuada por seu sucessor, Jim Farley.

Desta forma, a empresa terá cerca de 2,5 bilhões de dólares em encargos antes dos impostos contra os lucros de 2020 e outros 1,6 bilhão de dólares este ano a pagar.

Os últimos fechamentos de fábricas aconteceram depois que a Ford fechou uma fábrica de caminhões pesados no Brasil em 2019, cobrando 460 milhões de dólares. A Ford ficará com uma grande fábrica em uma região onde o fundador Henry Ford estabeleceu uma presença no início do século passado.

Sobre o comunicado Farley informou, “sabemos que essas ações são muito difíceis, mas necessárias para criar um negócio saudável e sustentável”.

América do Sul apenas perdas

Segundo a empresa, a mudança visa ajudar a Ford a alcançar uma margem de lucro antes dos impostos de 8% em todo o mundo. A América do Sul tem sido uma perdedora de dinheiro persistente na maior parte dos últimos 16 anos. A empresa reportou perdas antes dos impostos de 386 milhões de dólares nos primeiros três trimestres do ano passado. A Ford apresentará seus ganhos do quarto trimestre em 4 de fevereiro deste ano.

O mercado simplesmente não suporta e não vai suportar nossa estrutura de custos atual na região”, disse TR Reid, porta-voz da empresa, em uma entrevista coletiva hoje. “O que estamos fazendo nos ajudará a criar um negócio lucrativo de forma sustentável naquela parte do mundo.”

Veja também: Ford e outras montadoras em apuros.

A Ford disse que continuará a vender veículos no Brasil e em outros lugares da América do Sul. O que inclui a picape de médio porte Ranger construída em uma fábrica na Argentina e vans comerciais Transit importadas dos Estados Unidos.

Entretanto, as ações da Ford fecharam em alta de 3,3%, a 9,30 dólares em Nova York, a maior valor em um mês.

A decisão da Ford de reduzir sua pegada na América do Sul “faz sentido”, depois que a montadora sustentou perdas anuais médias antes dos impostos de 800 milhões de dólares na região desde 2014, Dan Levy, analista do Credit Suisse, escreveu em uma nota aos investidores.

No entanto, a empresa afirmou que esta aberta a negociações para passar as unidades produtivas para outras montadoras que tenham interesse no negócio. Se este negócio ocorrer empregos e tributos poderão ser mantidos. A Volkswagen iniciou programa de demissão voluntária a fábrica de Taubaté.

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