Idosos até 65 anos devem pagar transporte em SP

Idosos até 65 anos devem pagar transporte em SP
Patrocinado

Idosos até 65 anos devem pagar transporte em SP, segundo determinação do governo e prefeitura de São Paulo. A nova regra passa a valer a partir de hoje. A alteração estabelecida pela prefeitura e o governo de São Paulo foi anunciada em dezembro do ano passado. Antes, podiam usar o transporte sem custo pessoas a partir de 60 anos.

Contudo, os idosos estão perdendo seus direitos anteriormente adquiridos de forma constante. Por esta razão, uma liminar judicial chegou a suspender a alteração em janeiro. Isto atendendo a uma ação conjunta de vários sindicatos. São eles, Sindicato Nacional dos Aposentados, da Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de São Paulo e Mogi das Cruzes.

Veja também: Bolsa de estudos para graduação disponíveis

Entretanto, só pessoas a partir dessa idade passam a ter acesso ao benefício. A mudança afeta não só os ônibus municipais, como os coletivos intermunicipais, metrô e trens. Antes, podiam usar o transporte sem custo pessoas a partir de 60 anos.

No entanto, a decisão foi revertida e a nova política mantida em vigor. Desta forma, as pessoas com menos de 65 anos que têm o Bilhete Único da Pessoa Idosa terão o benefício bloqueado a partir desta segunda-feira.

Conheça taxas que você não precisa pagar

Entretanto, além deste aperto na população idosa de São Paulo. O governo liderado por João Dória também autorizou aumento em massa dos impostos no Estado. Não bastasse esta ação, o governo ainda limitou de forma mais rigorosa o funcionamento de comércio e empresas no Estado. Por esta razão estão programadas manifestações durante todo o dia.

Em contrapartida, a estas medidas estima-se crescimento expressivo no número de desempregados do estado de São Paulo.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada