Patrocinado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu de participar de um evento organizado pela Fundação Clinton depois de um desentendimento entre a equipe do petista e seguranças do governo dos Estados Unidos.

O evento, chamado Clinton Global Initiative, ocorreu num hotel em Nova York, onde Lula está hospedado para participar da Assembleia-Geral da ONU.

SAIBA: Assessor de Nunes faz chacota e toma celular de assessor de Marçal, após Pablo Marçal ser expulso do debate no Flow Podcast

De acordo com relatos feitos à Folha por assessores de Lula, a confusão ocorreu porque a segurança do local foi reforçada após a aparição surpresa do presidente americano, Joe Biden e a comitiva brasileira foi limitada a seguir as regras e revistas da equipe de Biden.

Lula e sua equipe chegaram a entrar no hotel, mas a partir de determinado espaço os agentes de segurança de Biden quiseram restringir a passagem de auxiliares do presidente brasileiro.

LEIA: “PSD de Kassab precisa ser apagado das eleições municipais, ele está barrando o impeachment de Moraes”, afirma deputado

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: STF retira sigilo de contas bancárias dos brasileiros e “viola garantia constitucional de sigilo bancário”

De acordo com auxiliares, estava combinado com os organizadores do evento como seria o acesso de Lula ao espaço restrito dos convidados, mas o acordo foi descumprido a partir do reforço da segurança com a chegada de Biden.

Após o desentendimento, Lula decidiu deixar o local. O governo americano através da porta voz da Casa Branca e também sua embaixada tem condenado veementemente o comportamento do Brasil em relação a liberdade de expressão, fato expressado também em decorrência do banimento da plataforma X e do bloqueio dos ativos da Starlink no Brasil.

SAIBA: Deputados americanos criam projeto de lei para negar visto a quem ataca liberdade de expressão e citam Moraes

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada