Marcopolo vai fornecer transporte de passageiros em projeto que liga linha 13-Jade da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos

Marcopolo vai fornecer transporte de passageiros em projeto que liga linha 13-Jade da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos
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Marcopolo vai fornecer transporte de passageiros em projeto que liga linha 13-Jade da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos. De acordo com a Marcopolo, a proposta foi validada entre a companhia e o consórcio, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA, neste mês.

A Marcopolo (POMO4), pela sua divisão Marcopolo Rail, focada no desenvolvimento de novos modais sobre trilhos, será responsável por fornecer “people movers”, veículos sobre trilhos 100% automatizados, ao consórcio AeroGRU, responsável pelo projeto que transportará passageiros da linha 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao Aeroporto de Guarulhos.

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Entretanto, serão três composições de dois carros integrados pela Marcopolo Rail. O sistema, com capacidade para transportar 2 mil usuários por hora, fará um trajeto de 2,6 quilômetros entre a estação ferroviária e o aeroporto, com previsão de quatro paradas (estação CPTM, terminal 1, terminal 2 e terminal 3). Segundo a Marcopolo, o percurso poderá ser percorrido em apenas seis minutos.

No entanto, vale lembrar, que a iniciativa faz parte do Setembro Ferroviário, temporada de ações federais para incentivar o transporte por trilhos no país. Estão previstos para o projeto R$ 271,7 milhões de investimentos.

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Contudo, segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, “esse é o primeiro investimento obrigatório previsto em contrato de concessão no setor aeroportuário por meio de aditivo contratual”. “Esse instrumento vai possibilitar que parte da outorga que a concessionária do aeroporto pagaria à União seja usada na obra do People Mover, uma obra muito aguardada pela população”.

Desta forma, as obras estão previstas para começar em janeiro e devem durar 24 meses. Além da Marcopolo Rail e do consórcio AeroGRU, participam do empreendimento Schneider Electric, Minerbo Fuchs e Certifer.

Ainda em nota, “com essa iniciativa, ampliamos a nossa atuação no país e reforçamos nossa estratégia de parcerias”, comentou Petras Amaral, business head da Marcopolo Rail. “Acreditamos fortemente no potencial do metroferroviário brasileiro, que tem condições de avançar nos deslocamentos de alta capacidade com velocidade, eficiência e conforto, além apresentar diversas vantagens na relação custo versus benefício no médio prazo”.

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Portanto, o modelo de veículo tem zero emissão de poluentes e é baseado na tecnologia Aeromovel, similar à adotada com sucesso em aeroportos internacionais, como os de Atlanta, Chicago, Nova Iorque e San Francisco, nos Estados Unidos. É um meio de transporte automatizado em via elevada exclusiva e segregada, que usa propulsão pneumática, sem motores ou transmissão embarcados, resultando em baixo consumo energético e baixo custo construtivo por utilizar estruturas leves.

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