Vale celebra contrato para planta de níquel de US$ 2 bilhões. A mineradora de níquel PT Vale Indonesia assinou nesta terça-feira acordo de investimento com a chinesa Shandong Xinhai Technology Co. Ltd e uma unidade da China Baowu Steel Group Corp. Ltd para desenvolver uma planta de processamento na ilha de Sulawesi.
LEIA TAMBÉM: Grupo Pão de Açucar e PetroRio são maiores destaques
Desta forma, com o acordo, as empresas formarão uma joint venture, com a Vale (VALE3), detendo 49% de participação. Shandong Xinhai e Baowu, por meio de sua subsidiária Taiyuan Iron & Steel (TISCO), controlariam juntos 51%, disse o diretor financeiro da Vale, Bernardus Irmanto, a repórteres.
VEJA TAMBÉM: Banco e Corretoras vão pagar mais CSLL com lei sancionada
O projeto Bahodopi produzirá ferroníquel com 73.000 toneladas a 80.000 toneladas de níquel por ano, disse ele, observando que os parceiros também estão discutindo a possibilidade de adicionar uma planta de aço inoxidável no futuro.
VOCÊ SABIA? Parte da Energisa pode ser negociada por R$2 bilhões
Contudo, segundo a presidente-executiva da Vale Indonesia, Febriany Eddy, o projeto, localizado em Bahodopi, no distrito de Morowali, custaria cerca de 2,1 bilhões de dólares.
Por fim, ela concluiu “com esta assinatura, podemos prosseguir e acelerar o trabalho de construção em campo para que possa ser concluído até 2025, o mais tardar”, disse Eddy, durante a cerimônia de assinatura do acordo.
PODE TE INTERESSAR: Dólar pode chegar à máxima histórica apontam Bancos