Marisa troca novamente CEO e diretoria para superar crise. A cadeira de diretor presidente da Lojas Marisa (AMAR3) parece estar fervendo. A interinidade de Alberto Kohn de Penhas na presidência da varejista durou uma semana.
Na noite de quinta-feira (16), o conselho de administração da Marisa anunciou a eleição de João Pinheiro Nogueira Batista para o cargo de diretor presidente. Ele será o quarto ocupante do cargo em menos de um ano.
LEIA MAIS: Novo presidente da Marisa é investigado por uso de informação privilegiada
A transição ocorre em um momento delicado para a Lojas Marisa. Na semana passada, junto a uma série de renúncias em seu conselho de administração, a companhia anunciou que tenta renegociar cerca de R$ 600 milhões em dívidas com bancos.
Pinheiro Batista acumulará a diretoria de relação com investidores. Diante isso, Kohn de Penhas volta a se dedicar exclusivamente às funções de vice-presidente comercial e executivo, mas sem deixar de lado a transição pela qual passa a Marisa.
SAIBA AINDA: STF libera uso de medida coercitiva para pagamento de dívidas
“Diante da importância dos relacionamentos comerciais e operacionais da companhia, o novo diretor presidente está definindo, em conjunto com Alberto Kohn de Penhas, a forma de sua colaboração com a companhia, uma vez que Kohn de Penhas deixa nesta data o cargo de diretor presidente interino”, informou a empresa na noite de ontem.
FAÇA PARTE DOS LEITORES QUE TEM ACESSO A CONTEÚDO EXCLUSIVO
Mais mudanças no conselho
A eleição de Pinheiro Batista não foi a única decisão tomada na quinta-feira pelo conselho de administração da Marisa.
Na mesma votação, o conselho também nomeou Luis Paulo Rosenberg para assumir interinamente o cargo de presidente do conselho, posto que ocupado por Pinheiro Batista.
VEJA AINDA: XP anuncia mais corte de funcionários após queda de Lucro. Ações despencam
Além disso, o conselho elegeu Roberta Ribeiro Leal para o cargo de diretora financeira, após renúncia de Renê Santiago dos Santos.
Mas o que está acontecendo na Marisa?
A Lojas Marisa anunciou profundas mudanças em seu conselho no decorrer dos últimos dias. Mas este não é o único motivo de preocupação para os investidores.
Na semana passada, a companhia informou que está em processo de “otimização financeira e aprimoramento de sua estrutura de capital”.
MAIS INFORMAÇÃO: Apreensão de e-mails de executivo da Americanas é suspensa por Moraes
Marisa contratou a BR Partners para assessorar a renegociação de seu endividamento financeiro e chamou a Galeazzi Associados para apoiá-la no aperfeiçoamento de sua estrutura de custos.
Em um momento de intensa queima de queixa, a Lojas Marisa busca a renegociação de cerca de R$ 600 milhões em dívidas bancárias.
A ação da Marisa parece reagir bem à definição do novo diretor presidente. AMAR3 subia 2,5% nos primeiros movimentos do pregão de hoje na B3.