Patrocinado

A Startup Ideal não é Unicórnio, mas sim Coelho, Dragão e Barata. Talvez você esteja pensando em iniciar sua startup, ou já tenha uma em desenvolvimento. Se você sonha com a startup unicórnio, saiba que não é o melhor dos mundos.

No Brasil o termo startup ainda não é usual e o conhecimento sobre estes negócios também é pequeno. Uma startup é uma empresa que gera incertezas em relação ao seu potencial de sobrevivência. Sua definição é como uma organização temporária com um modelo de negócios escalável e repetível.

Em outras palavras temporária porque ser startup é um processo que dura enquanto o negócio ainda não está com seu modelo definido. A empresa esta desenvolvendo suas potencialidades, forma de monetizar, foco do mercado, modo de operação.

A startup precisa ser escalável porque se imagina que sua atividade deve gerar receita de maneira desproporcional ao aumento de custo, gerando um descolamento de lucro. É necessário receita crescente e despesa estável.

Independente do tipo de empresa que vocês esteja administrando e planejando vai gostar deste conteúdo sobre planejamento estratégico.

Em contrapartida, uma startup tem que ser repetitiva. Isto ocorre quando não existe personalização do que é entregue para o cliente. Em exemplo, cada cliente/usuário novo não precisa que seja criada uma solução ou software, ou qualquer outra coisa personalizada para ele.

A Startup Ideal não é Unicórnio, mais sim Coelho, Dragão e Barata

Você acredita que a afirmação é verdadeira? Quando se fala em startup logo se pensa em unicórnio. As startups relacionadas a tecnologia e com valor de mercado mínimo de 1 bilhão de dólares.

São empresas que rapidamente caem nas graças do público. Algumas são impulsionadas por investidores ou capital de risco elevado, têm crescimento acelerado e logo conquistam uma grande parcela de mercado.

O que não significa que sejam lucrativas. Na verdade, a maioria tem anos e anos de prejuízos. A Uber é um exemplo deste tipo de empresa, com anos e anos de prejuízo.

A startup Barata pode ser ideal para você

E olha que aqui, a barata nada tem a ver com preço ou valor. Na verdade é bem diferente disto. Ter uma startup barata não é problema algum, elas são empresas resilientes, fortes e facilmente superam adversidades. Independente do cenário por mais desafiador, continuam estáveis e crescem normalmente.

A flexibilidade destes negócios em lidar com situações difíceis deve-se a racionalização de custos, estratégias de gestão de crise e planejamento. São empresas mais enxutas.

Que tal ser Dragão?

Existem discordância quanto as características que fazem de uma startup o modelo dragão. No entanto, são empresas que conseguem oferecer retorno no mínimo do valor investido a um ou mais fundos de investidores.

Isso faz com que os dragões despertem o interesse de investidores que procuram empresas pequenas para apostar. Elas normalmente tendem a representar uma aplicação mais segura.

Existe em muitos casos a ideia de que startups unicórnio são o que ha de melhor, “vitrine”. que chamam a atenção pelo crescimento rápido e os vários bilhões de faturamento e avaliação. Mas para quem busca retorno os dragões podem valer muito o investimento.

E a startup coelho….

As empresas coelho criam tecnologia interessante e de impacto para a sociedade. O nome vem do inglês, o conceito seria “Real Actual Bussiness Building Interesting Tech”, o que formaria a palavra “rabbit”, coelho, em tradução.

Se precisa de suporte para melhorar sua gestão você precisa ver este conteúdo sobre o tema.

Entretanto, não é difícil encontrar startups coelho. Elas crescem num ritmo mais lento, têm um porte menor, controle de custos mais sólido e fornecem resultados e lucros reais.

A Startup coelho pode não ser conhecida mundialmente. Mas se o que lhe interessa é retorno financeiro, encontrou seu modelo. Elas normalmente consegue gerar faturamento que cobre as despesas e gera lucro para foementar seu crescimento constante.