Como Montar o Planejamento Estratégico de seu Negócio

Como Montar o Planejamento Estratégico de seu Negócio
Patrocinado

Como Montar o Planejamento Estratégico de seu Negócio. Você decidiu que vai iniciar sua empresa, é chegada a hora de montar o planejamento dela. O mapa que vai de guiar nesta nova jornada.

Neste “mapa” você precisa colocar as informações relacionadas ao seu mercado de atuação, colaboradores, fornecedores e clientes.

Nele também você vai definir as metas que pretende alcançar dentro de um período de tempo. Por exemplo, como aumentar o número de vendas, fidelizar os consumidores e outros objetivos. É muito importante o cuidado com os dados neste momento, afinal você precisa de informações reais e metas possíveis de serem alcançadas.

Após determinar as metas de forma plausível, é chegado o momentos de detalhar. Isto mesmo, detalhar como as metas serão alcançadas. Em outras palavras, quais caminhos serão seguidos para se chegar ao objetivo final.

Neste momento é importante deixar claro o papel de cada membro da equipe no processo. No entanto, é preciso esmiuçar o que cada um deve fazer e como fazer e que resultado é esperado.

Desta forma, a gestão e o próprio colaborador conseguirão avaliar claramente se estão no caminho certo. Caso precise ser feita alguma correção de rota o trabalho fica mais fácil.

Definir os Departamentos

Quando falamos aqui em definir os departamentos, não significa que você precisa de uma estrutura grandiosa. Nem tão pouco que é necessário inúmeros colaboradores.

O significado disto é organização e foco. Se sua empresa tem duas três ou mil pessoas, não importa. Em contrapartida a criação dos departamentos, definindo suas funções e responsabilidades é fundamental. Uma mesma pessoa pode atuar em mais de um departamentos. O importante é ela saber quando, como e o que é esperado dela.

Por exemplo o departamento de vendas deve saber exatamente, o que é esperado de quem esta ali. Qual a meta diária ou semanal, o que fazer para atingir a meta. Os procedimentos a serem seguidos antes e após cada venda.

Precisa de ajuda para estruturar seu departamento de vendas? Aqui neste material temos muitas dicas para você.

O departamento financeiro também precisa ter seus procedimentos. Isto em relação aos clientes, aos pagamentos, recebimentos, cobranças, controles e por ai vai….

Hora de pensar sobre fluxo de caixa e gestão financeira. Conte com estas informações para lhe apoiar nesta parte do planejamento.

Quanto melhor e mais detalhado seu departamento estratégico. Melhor serão os resultados da sua empresa desde o início. Similarmente, será a facilidade em administrá-la. Não pense você que uma vez feito o planejamento estratégico esta tudo certo.

Não mesmo! Ao longo do tempo você precisará adequá-lo, de acordo com os rumos que seu negócio for tomando. Considerando mudanças tecnológicas, legais, de comportamento, consumo, entre outras. 

Concluindo

Para tudo isso você poderá contar com nosso o suporte do Clube Investidores Brasil sempre que precisar. Apenas entre em contato conosco! 

Por mais que muitas vezes fazer tudo isso possa ser cansativo e difícil. Esta é a melhora maneira de começar garantindo um padrão de trabalho. Isso possibilita não só que qualquer pessoa possa com menos esforço se juntar ao negócio e conseguir agregar aos mesmo quando necessário.

E se quando a pergunta, como montar o planejamento estratégico de seu negócio, vem a sua cabeça e te desanima. Saiba que, ele ainda permite que você busque sócio e investimento quando necessário, pois tem algo organizado e palpável para apresentar.

Em conclusão com já mencionamos anteriormente, este planejamento permite corrigir as falhas. A partir do momento que você tem um modelo definido que segue, qualquer pessoa pode analisá-lo para definir onde precisa ser melhorado.

Sem um padrão, você não sabe onde esta, para saber o quanto falta para chegar onde quer. Nem tão pouco o que esta errando e o que pode e precisa ser mudado.