Como Controlar o Fluxo de Caixa de seu Negócio

Como Controlar MERCADO AÇÕES TOKENIZADAS o Fluxo de Caixa de seu Negócio
Patrocinado

Como controlar o Fluxo de Caixa de seu negócio. O fluxo de caixa é fundamental para a saúde de seu empreendimento. Ter um bom fluxo de caixa significa ter os números de sua empresa nas mãos.

Para que isso ocorra não é necessário mágica.Você só precisa registrar todas suas movimentações financeiras assim que elas acontecem. O mais usual para este controle é o período de 12 meses.

Primeiros Passos

Reúna todos os saldos da sua empresa neste exato momento. Contas bancárias, cofre, caixinha administrativo, enfim todo dinheiro disponível na sua empresa. Com este valor em mãos você já pode começar seu fluxo de caixa.

Anote todas as entradas e saídas de dinheiro que acontecerem no caixa da sua empresa no momento em que eles acontecerem. Muitas vezes sabemos que a A correria do dia-a-dia é acaba sendo uma justificativa para fazer os lançamentos em outro momento. Esta é uma armadilha perigosa e uma das causas do descontrole financeiro.

Anotar tudo será muito bom para o controle financeiro da sua empresa. Por isto você precisa criar um hábito. Estabelecer um horário diariamente para estes lançamentos.

No entanto, esta é a única forma que lhe permitirá consultar seu fluxo de caixa a qualquer momento. E o mais importante, com a certeza de que os dados anotados estão corretos e atualizados.

É fundamental que você anote todas as contas que sua empresa tem para pagar aos fornecedores. Em adição, todas as contas que sua empresa tem para receber dos clientes. Isto permite por exemplo, que você saiba o que terá de entrada e saída pela frente.

Se foram feitas compras ou vendas a prazo é preciso acompanhar os vencimentos de perto. Acima de tudo deve-se evitar pagamento de juros e multas por atraso. Além de receber dos clientes em dia, esta deve ser a regra na empresa.

Os Parcelamentos

Por exemplo, se a empresa comprou algo em 3 vezes, lance as 3 parcelas no fluxo de caixa. Desta forma o dinheiro que já esta comprometido para os próximos 3 meses fica visível.

No entanto, com as contas a receber não é diferente. Se tem uma empresa que trabalha com o modelo de receita recorrente, confira as dicas para controlar o recebimento de pagamentos recorrentes.

As informações do fluxo de caixa mostram com antecedência os acontecimentos ao longo do período. Com isto, é possível acompanhar se a empresa terá caixa suficiente para cada mês do ano. Se terá saldo positivo ou negativo. Se o saldo previsto for negativo é possível planejar aumento de vendas ou ainda, se será preciso recorrer a dinheiro guardado. E ainda na pior das hipóteses a empréstimos para manter o saldo dos meses positivos.

Concluindo, o grande segredo do fluxo de caixa é a disciplina nos registros diários. Se já membro confira o que preparamos para você sobre gestão financeira. Com certeza vai lhe ajudar a corrigir falha imperceptíveis em sua gestão. Mas que prejudicam seus resultados. Caso você precise de uma planilha para seu Fluxo de Caixa, entre em contato como nosso atendimento que enviaremos gratuitamente para você membro.