Patrocinado

O início de 2024 não está nada fácil para os brasileiros no quesito alimentação. Apenas nos dois primeiros meses deste ano, o preço dos alimentos subiu mais que o dobro da inflação acumulada no mesmo período. Entre janeiro e fevereiro, a alta dessa área foi de 2,95%, contra 1,25% do IPCA, considerado o índice inflacionário oficial.

MAIS: Agro desacelera sob Lula e 2024 tem redução de safra

Em fevereiro, a alta de preços dos alimentos foi impulsionada principalmente por itens como cebola, batata-inglesa, frutas, arroz e leite longa vida. No caso da batata-inglesa, o aumento chegou a 38,24%, enquanto que o da cenoura foi ainda maior e atingiu a marca de 56,99%.

LEIA: Lula tenta Mantega na Braskem e amplia autoritarismo em empresas de capital aberto

O conteúdo chama atenção para a reação do mundo político — ou o “antigo regime” — à Operação Lava Jato no Brasil, destacada pela suspensão de pagamentos de acordos firmados por Novonor (antiga Odebrecht) e J&F( holding dos irmão Batistas amigos de Lula), ambas pelas mãos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Antonio Dias Toffoli, o qual é conhecido na planilha de propinas da Odebrecht como “o amigo do amigo do meu pai”.

SAIBA: Brasil tem recorde de pedidos de seguro-desemprego no 1º bimestre

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

LEIA: Rede de supermercados vai fechar mais de 60% das lojas

LEIA: Milei que viaja em avião comercial terá que arcar com processo nos EUA por dívida de avião presidencial

Além dos dois itens “campeões” de aumento, outros alimentos com presença constante na mesa da população tiveram alta de mais de 10% no primeiro bimestre de 2024, entre eles a banana prata (17,45%), o feijão carioca (15,27%), o feijão preto (11,95%) e o arroz (10,32%).

SAIBA: Rede de supermercados vai fechar mais de 60% das lojas

Em meio ao aumento, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta quinta-feira (14) que o governo prepara medidas de incentivo ao Plano Safra para aumentar a produção de alimentos.

SAIBA: Jair Bolsonaro é o primeiro presidente da história que virou perfume, e teve recorde de venda no lançamento

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o governo federal espera a redução no preço dos alimentos até abril. É importante lembrar que a safra de uma ano é referente ao plantio do ano anterior. Desta forma, não fica claro como que incentivo ao Plano Safra poderá reduzir o preço agora.

VEJA: Brasil tem recorde de pedidos de seguro-desemprego no 1º bimestre

Ao justificar o encarecimento nos preços dos alimentos, Teixeira alegou que ele aconteceu por causa de questões climáticas, como a alta temperatura registrada na Região Centro-Oeste e as chuvas ocorridas na Região Sul.