Analistas cortam preço alvo de frigoríficos

Marfrig deve usar blockchain para monitorar gado
Patrocinado

Analistas cortam preço alvo de frigoríficos. Isto porque em relatório, o BBI reforçou sua preocupação com a margem Ebitda para a carne bovina dos Estados Unidos, um dos principais impulsionadores dessas ações.

E ainda, o Bradesco BBI reduziu o preço-alvo dos papéis da JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3) para R$ 34 e R$ 18, respectivamente. A recomendação permaneceu neutra pela relação de risco/retorno justo.

Desta forma, Com a diminuição das margens da carne bovina dos EUA (abaixo da média de 5 anos), as ações da JBS e Marfrig tiveram desempenho inferior ao do Ibovespa (IBOV) em 35% e 15%, respectivamente.

Entretanto, o banco destaca que o segmento de carne bovina norte-americana responde por 50-60% do Ebitda da JBS, e 80-90% do Ebitda da Marfrig.

Temporada de resultados corporativos. Confira datas

Contudo, as preocupações devem-se aos custos do gado subindo e o impacto da seca que reduz a disponibilidade de animais para abate. E ainda, menos interrupções relacionadas à Covid-19 contribuem para a normalização dos preços da carne bovina em relação a anos anteriores, onde a indústria teve paralisações temporárias.
Para a JBS, em 2023, o banco reduziu a projeção da margem Ebitda da carne bovina dos EUA para 7%, versus 8% do consenso.

No caso da Marfrig, a redução foi de 8%, versus 9% do consenso pelos riscos de aumento no preço da carne bovina no próximo ano, enquanto as proteínas mais baratas podem se sair melhor.

E por fim, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) prevê que os custos do gado podem aumentar mais 9,4% em 2023, à medida que a disponibilidade de animais cai ainda mais.

Partindo dos fatores elencados acima o Bradesco BBI, a credita que a estratégia da JBS de realizar recompras de ações e pagar dividendos mais elevados nos últimos anos foi bem recebida pelos investidores.

Entretanto, o banco reduziu as estimativas para a JBS por ter uma postura mais conservadora para as margens de carne bovina dos EUA, vendo um Ebitda consolidado para 2023 em 15% abaixo do consenso.

Ações da Ecorodovias sobem com rescisão antecipada

No entanto, para a Marfrig, a empresa apresentou bons resultados nos últimos anos, beneficiando-se de um ciclo positivo para a carne bovina norte-americana, que permitiu à empresa pagar dividendos e, mais recentemente, alocar capital na empresa de alimentos processados BRF (BRFS3).

Porém, assim como visto com a JBS, o Ebitda de 2023 da Marfrig está 16% abaixo do consenso, também pelo fato de o BBI estar mais cauteloso com as margens de carne de boi dos EUA.

A Marfrig vai consolidar a BRF (agora detém 33%) a partir do 2T22, e os analistas projetam que o múltiplo de dívida líquida/Ebitda consolidado cairá para 2,5x em 2023, de 2,8x em 2022, pois projetam um crescimento robusto do Ebitda da BRF, apesar das margens comprimidas para segmento de carne bovina da Marfrig nos EUA.

Binance é multada na Holanda valor superior a 3 milhões de euros