Ânima faz joint-venture com telefônica Brasil

Ânima faz-joint venture com telefônica prejuízo
Patrocinado

Ânima faz joint-venture com telefônica Brasil. A informação foi divulgada nesta quarta-feira,27, o objetivo é um acordo não vinculante para formar uma joint-venture em partes iguais com o grupo educacional Ânima, com foco na criação de uma plataforma de cursos digitais.

Chinesa XCMG e Vale assinam parceria para equipamentos autônomos

Contudo, a aliança entre Telefônica Brasil, VIVT3, e Ânima, ANIM3, é como uma anunciada no início de julho pela TIM com o maior grupo privado de ensino do país, a Cogna, focada em cursos digitais de educação superior e livres.

Entretanto, a companhia explicou que a joint-venture deve começar a operação no início de 2022 com equipe própria e independente. O foco será em cursos livres em áreas como tecnologia, gestão, negócios e turismo.

Marfrig reporta lucro superior ao dobro no terceiro trimestre

No entanto, operadoras de telecomunicações estão buscando ampliar seu portfólio, agregando aplicações como internet das coisas e telemetria, impulsionadas por investimentos maciços em banda larga. Já estão focando nas possibilidades que serão abertas pela chegada da tecnologia 5G.

O que é joint-venture e uma curiosidade

A expressão joint-venture vem do inglês e quer dizer “união com risco”. Ela, de fato, refere-se a um categoria de associação em que duas entidades se juntam para tirar proveito de alguma atividade, por um tempo limitado, sem que cada uma delas perca a identidade própria.

Desta forma, qualquer sociedade, mesmo envolvendo pessoas físicas, poderia ser classificada como joint-venture. Porém, a expressão se tornou mais conhecida para definir a associação entre duas empresas.

O modelo mais comum é aquele em que um fabricante forma uma joint-venture com uma firma comerciante de outro país para explorar o mercado estrangeiro. Mas não precisa ser necessariamente assim. Um exemplo.

A China facilita a entrada no país para companhias que formem joint-ventures com empresas chinesas do mesmo setor, de modo a facilitar a transferência de tecnologia.

Leilão 5G deve arrecadar cerca de R$ 3 Bilhões

E assim, caso algum empreendedor queira se estabelecer na China sem se associar a nenhuma companhia local, enfrentará barreiras quase intransponíveis.

Contudo, no Brasil, em 1987, foi feita uma clássica joint-venture: a união entre a Volkswagen e a Ford, dando origem à Autolatina. Ambas mantiveram suas identidades e marcas, e a sociedade tinha um prazo determinado para se dissolver.

Entretanto, existem muitas joint-ventures conhecidas. Uma delas é a prestadora de telefonia móvel Vivo, fruto de uma joint-venture entre a Portugal Telecom e a espanhola Telefonica Móviles.

Vale deve apresentar lucro superior a um dólar por ação

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada