Após relatar prejuízo Shopee reduz vagas de trabalho. Encerra operações na Argentina

shopee reduz vagas e encerra operações
Patrocinado

Após relatar prejuízo Shopee reduz vagas de trabalho. Encerra operações na Argentina. A Shopee, maior empresa de comércio eletrônico do Sudeste Asiático, cancelou dezenas de ofertas de emprego nas últimas duas semanas, disseram fontes, em movimento que vem após sua controladora, Sea, relatar prejuízos crescentes e crescimento de receita acentuadamente mais lento.

LEIA TAMBÉM: Antigo Hotel Urbano Hurb, é investigado pelo Ministério Público

E ainda, a Sea, com sede em Cingapura, disse que rescindiu recentemente algumas vagas da Shopee, mas não disse quantas.

Sendo que, no início deste ano, algumas reportagens de veículos de imprensa disseram que a Shopee havia reduzido o número de funcionários no Sudeste Asiático, México e América Latina. A empresa não comentou sobre essas matérias.

Contudo, agora a empresa comentou o fato atual, “devido a ajustes nos planos de contratação de algumas equipes de tecnologia, várias funções na Shopee não estão mais disponíveis. Estamos trabalhando em estreita colaboração para apoiar os impactados”, disse um porta-voz da empresa.

VOCÊ SABIA? Bancos são investigados por fraude em cartões consignados

Entretanto, em março a Sea afirmou que continuaria investindo na Shopee, que concorre com a Lazada, do Alibaba, no Sudeste Asiático, e que o crescimento da unidade permanecia como prioridade.

No entanto, no mês passado, a Sea retirou a projeção anual que tinha para o segmento de comércio eletrônico. O fundador e presidente-executivo da Sea, Forrest Li, explicou que o ambiente de mercado estava cada vez mais incerto e enfatizou a necessidade de priorizar a lucratividade e a eficiência.

CÂMBIO E DINHEIRO: Dólar pode chegar à máxima histórica apontam Bancos

Nesta esteira, a Sea teve prejuízo líquido de 931 milhões de dólares no segundo trimestre, mais que o dobro do prejuízo registrado no mesmo período do ano anterior.

Desta forma, “o tom deles nunca foi tão pessimista”, disse Ke Yan, analista-chefe da DZT Research, com sede em Cingapura, acrescentando que a estratégia da Sea de usar o fluxo de caixa da Garena, segmento de games do grupo, para compensar a queima de caixa da Shopee era insustentável.

Vale ressaltar, que a companhia teve seu valor de mercado cotado a mais de 200 bilhões de dólares em outubro passado, após a Garena aumentar em popularidade durante a pandemia. Porém, as ações caíram desde então e agora a empresa vale 27 bilhões de dólares.

Shopee encerra operações na Argentina

A Shopee, gigante do comércio eletrônico de Cingapura, informou em seu site argentino que encerrou suas operações no país na quinta-feira (8).

Sendo que, no México, a companhia também comunicou o fim das atividades locais, mas os clientes poderão continuar a comprar produtos de vendedores internacionais, o chamado cross border.

VOCÊ VAI GOSTAR: Quem são os bilionários brasileiros que escolheram morar no exterior?

E ainda, as operações na Colômbia e no Chile devem seguir o mesmo processo, segundo apuração da imprensa internacional, confirmada pelo jornal O Estado de S. Paulo. A lógica é de que a Shopee se concentrará no modelo cross border para operações em estágio inicial, que é o caso de México, Colômbia e Chile, e, no caso da Argentina, que era considerada uma operação-piloto, a iniciativa será encerrada.

“Essas mudanças não estão relacionadas às nossas operações no Brasil”, informou a gigante do comércio eletrônico em nota à reportagem.