Patrocinado

A Eletrobras (ELET3;ELET6) obteve um lucro líquido de 1,477 bilhão de reais no terceiro trimestre, revertendo o prejuízo de 100 mil reais registrado em igual período de 2022, segundo resultado divulgado nesta quarta-feira.

MAIS: Preliminar da Lei Orçamentária é aprovada na CMO, porém déficit zero é mantido

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) somou 4,815 bilhões de reais, alta de 99% no comparativo anual. Além de melhor desempenho da receita líquida, que cresceu 9%, houve redução de despesas operacionais, com destaque para as provisões, disse a Eletrobras.

Entre as ações para simplificar sua estrutura e adequar custos e despesas, a companhia de energia afirmou que irá reabrir seu segundo plano de demissão voluntária (PDV) com mais 101 vagas, para atingir 1.574 colaboradores, com uma economia adicional de custos esperada de 61 milhões de reais no quarto trimestre e a saída de 614 empregados.

LEIA: Mesmo diante das adversidades Milei aumenta vantagem para o 2º turno na Argentina

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Primeiro ministro português apoiador de Lula renuncia após investigação por corrupção

Na gestão de passivos, a Eletrobras apontou que, no terceiro trimestre, o estoque com empréstimo compulsório diminuiu 3,085 bilhões de reais, a 19,056 bilhões de reais, em razão de acordos judiciais fechados pela empresa. Ainda no trimestre, houve reversão da provisão em 418 milhões de reais, principalmente devido a deságios obtidos com as negociações, o que impactou positivamente o resultado.
“Registramos um sólido desempenho financeiro no período, quando aceleramos nossa agenda de criação de valor com ênfase na simplificação da estrutura, na adequação de custos e despesas, na otimização da alocação de capital e na gestão de passivos”, afirmou o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro, em comunicado à imprensa.

AINDA: Carteira falsa de criptomoedas na Microsoft store rouba mais de R$ 3 milhões

Do lado dos negócios, a Eletrobras destacou suas ações na área de comercialização de energia elétrica, afirmando que reduziu sua exposição à energia descontratada e ampliou o foco na estruturação da área de comercialização e na captação de novos clientes.

A companhia encerrou o trimestre com 228 consumidores finais em sua carteira de comercialização de energia, ante 34 consumidores no terceiro trimestre de 2022.

MAIS: Grupo Globo faz demissões de jornalistas e sindicato rebate

Outro destaque é o segmento de transmissão de energia, no qual a Eletrobras está implementando 194 empreendimentos de grande porte, que somarão receita anual permitida (RAP) de 958 milhões de reais por ano, estando previstos mais 6,3 bilhões de reais em investimentos (capex) até 2027.

Em relação à sua estrutura de capital, a Eletrobras realizou o alongamento do perfil da dívida, com a emissão de cerca de 11 bilhões de reais e o resgate antecipado de 6,3 bilhões de reais de notas comerciais. A companhia encerrou o trimestre com caixa de 31,2 bilhões de reais e alavancagem de 2,0 vezes a dívida líquida sobre Ebitda ajustado.