Patrocinado

Atividade econômica no país deve ser retomada na próxima semana informou Bolsonaro. A afirmação aconteceu nesta quinta-feira, 02. Segundo ele, é possível editar na próxima semana uma norma para garantir a volta do comércio e outras atividades suspensas país afora. Isto caso, governadores e prefeitos que tomaram medidas drásticas de isolamento social não comecem paulatinamente a rever suas decisões.

Veja também:

Para analistas preço do petróleo deve ficar negativo a medida que o mundo tem dificuldade de armazenamento.

Empresas começam reestruturação para enfrentar coronavírus.

Contudo, tem dito que eles não têm se preocupado com o impacto econômico para a medida que poderá ter um custo social muito maior do que o combate ao avanço do vírus.

O presidente, defendeu novamente o direito das pessoas ao trabalho. Mencionou que se deve isolar somente grupos de risco. E que as pessoas podem trabalhar desde que respeitem medidas de cuidado contra o vírus e higiene.

No entanto, o presidente, disse que as pessoas têm de se preparar para a volta ao trabalho e que isso vai ocorrer. Seja por decisão dos governadores ou do presidente. Ressalvou, contudo, que se for uma decisão dele obviamente ela passaria pelo crivo do Supremo Tribunal Federal ou do Congresso e que essas instituições podem barrar uma eventual determinação dessas.

Em entrevista, o presidente disse que “alguns governadores” desejam que ele tome esse tipo de decisão para trazer o problema para o seu colo. Visto que muitos tem objetivos políticos e não de cuidar da sociedade e economia.

Em contrapartida, Bolsonaro explicou que entende a necessidade de controlar a contaminação das pessoas e disseminação do vírus. No entanto, o apelo dele é que as pessoas que não tem alto grau de risco e que necessitam trabalhar ao voltar ao trabalho tomem todas as preocupações para não serem contaminadas e também para não levar o vírus para suas casas.

O Ministério da Saúde, sugeriu que as pessoas passem a utilizar máscaras caseiras ao sair de casa para proteção. É necessário fazer a troca da máscara de 2 em 2 horas além de lavar as mesmas com cloro ou água sanitária para desinfecção e reuso das mesmas.

Contudo, o presidente entende que a população necessita que a economia funcione, visto que a erradicação do vírus é algo que levará vários meses. A higienização constante das mãos e dos alimentos, bem como a máscara são os meios defendidos para proteção de todos.

É importante também que a pessoa não fique amedrontada e estressada o que causa fragilidade em seu sistema imunológico e favorece o risco.