Patrocinado

Para analistas preço do petróleo deve ficar negativo a medida que o mundo tem menos espaço de armazenamento. Isto porque a crise do coronavírus reduziu drasticamente o consumo de petróleo no mundo. Em contrapartida, alguns dos mais poderosos produtores de petróleo do mundo começam a aumentar sua produção.

Muitos países impuseram paralisações a bilhões de pessoas derrubando a demanda drasticamente. O armazenamento global de petróleo pode atingir a capacidade máxima em semanas. Esta foi a informação de analistas de energia à CNBC.

Tudo isto porque a crise do coronavírus reduziu drasticamente o consumo. O que ocasionou um choque de demanda sem precedentes nos mercados de energia, com espaço de armazenamento – onshore e offshore – esgotando-se rapidamente.

Contudo, as refinarias em muitos lugares agora estão perdendo dinheiro para cada barril que processam. Elas não têm lugar para armazenar sua produção de derivados de petróleo”, disse à CNBC Bjarne Schieldrop, analista-chefe de commodities da SEB, esta semana.

Entretanto para produtores de petróleo terrestres ou bloqueados em terra, isso significa apenas uma coisa”, continuou Schieldrop. “O preço do petróleo local ou o preço da cabeça de poço que eles recebem muito rapidamente chega a zero ou até negativo. Tudo porque se eles têm muito petróleo, precisam pagar alguém para transportá-lo até que eles consigam interromper sua produção”.

No entanto, os contratos futuros do Brent caíram mais de 65% no primeiro trimestre, enquanto o WTI caiu mais de 66% no mesmo período.

O banco de investimento dos EUA estima que o mundo tenha cerca de 1 bilhão de barris de capacidade de armazenamento de reserva. No entanto, grande parte nunca será acessada ”, pois a velocidade do choque atual violará as redes de transporte”.

Com a demanda em colapso, mas a oferta aumentando depois que a Opep e a Rússia (comunista) não afiliada não chegaram a um acordo de corte de produção no início de março, os estoques globais poderiam atingir sua capacidade máxima em semanas”, disseram analistas do Eurasia Group em nota de pesquisa publicada na segunda-feira, 30.

Os participantes do setor estão dizendo que é praticamente impossível encontrar tanques convencionais em terra. Mesmo que a OPEP e outros produtores comecem a restringir sua produção novamente em breve, o excesso de oferta resultante do bloqueio global é tão grande que a capacidade de armazenamento provavelmente atingirá seu limite no meio do ano.

Enquanto isto a China aumenta considerávelmente sua compra de petróleo a preço de “banana”.