Bolsonaro é Eleito Presidente e Haddad não Assume Derrota

Bolsonaro MANIFESTAÇÕES é emissoras rádio Eleito Presidente e Haddad não Assume Derrota
Patrocinado

Bolsonaro é Eleito Presidente e Haddad não Assume Derrota

Jair Bolsonaro foi eleito em segundo turno o 38º Presidente do Brasil. Bolsonaro derrotou Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo que buscava a quinta vitória consecutiva do PT em uma eleição para o Palácio do Planalto.

A diferença de votos entre Bolsonaro e Haddad é semelhante à da vitória de Dilma Rousseff (PT) sobre José Serra (PSDB) em 2010. Foi o pior desempenho do PT desde 1998, quando o partido foi derrotado ainda no primeiro turno.

Bolsonaro filiou-se ao PSL em março de 2018. Antes, era do PP, Partido Progressista, uma legenda de porte médio envolvida em uma série de escândalos de corrupção. O PSL havia eleito apenas um deputado federal na eleição anterior, em 2014, e chegou a oito cadeiras na Câmara a partir do troca-troca partidário.

Após o anúncio da vitória Bolsonaro fez seu discurso transmitido pela internet.  Iniciou com uma oração, transmitida ao vivo pela TV, ao lado de apoiadores. Quem conduziu a oração foi o senador Magno Malta (PR-ES). Na sequência, em pronunciamento à imprensa, o presidente eleito fez um discurso em que falou sobre  a Constituição, a democracia e a liberdade. Citou também sua agenda econômica.

Bolsonaro não saiu de casa para a comemoração por questão de segurança. Em seu discurso ele afimou “Alguém sem um grande partido, sem o fundo partidário, com a grande parte da grande mídia o tempo todo criticando, colocando-me muitas vezes próximo a uma situação vexatória (…) Não poderíamos mais flertar com o socialismo, com o comunismo e com o extremismo da esquerda (…) Nós fomos declarados vencedores. O que mais quero é, seguindo os ensinamentos de Deus e com uma boa assessoria, isenta de indicações políticas, começar fazer um governo que possa realmente colocar o nosso Brasil num lugar de destaque”. Ele ainda pediu que a união do país. Jair Bolsonaro pediu também tolerância.

Já o candidato derrotado Haddad em seu discurso não assumiu a derrota e discursou apenas para seus eleitores, além de dividi-los em categorias como LGBT, negros, pobres etc… Sua atitude demonstrou falta de diplomacia e divisão do país, pois não falou ao país como um todo uma nação de brasileiros.  Haddad  lembrou o caso de Dilma e depois, a prisão de Lula e disse que irão se preparar para a próxima eleição.

O cientista político e professor  universitário Fernando Schuler comentou os discursos de Bolsonaro e do candidato derrotado Haddad, na Band logo após a divulgação dos resultados da eleição. Segundo ele o discurso de Haddadd sem reconhecer a derrota e sendo dirigido apenas a aqueles que lhe deram o voto foi totalmente incompreensível e inacreditável. “O candidato dividiu o país em seu discurso discursou em defesa de classes com LGBT e mais pobres, como se ainda estivesse em campanha”.

O ideal após uma eleição é que o candidato vencido no mínimo deseje sucesso ao vencedor na condução do país. Afinal em uma democracia o objetivo maior deve ser sempre o bem estar da população independente de partidos ou candidatos.

Diante dos comentários sobre sua atitude  pós derrota. Haddad decidiu no dia seguinte fazer sua primeira menção à vitória de Jair Bolsonaro (PSL) na corrida pelo Planalto. O candidato derrotado Fernando Haddad (PT) desejou sorte e sucesso ao presidente eleito. “Nosso país merece o melhor. Escrevo essa mensagem, hoje, de coração leve, com sinceridade, para que ela estimule o melhor de todos nós”, escreveu em suas redes sociais nesta segunda-feira (29).