Brasil em novembro atinge menor nível de dívida pública, mesmo com pandemia

Inflação do Brasil é menor Brasil em novembro atinge menor nível de dívida pública mesmo com pandemia. A dívida pública bruta do Brasil teve em novembro
Presidente Jair Bolsonaro e Ministro da Economia - Paulo Guedes Imagem: divulgação
Patrocinado

Brasil em novembro atinge menor nível de dívida pública mesmo com pandemia. A dívida pública bruta do Brasil teve em novembro mais um mês de redução, puxada por um resgate líquido de títulos e pelo crescimento nominal da atividade, apesar de um déficit primário registrado no mês, mostraram dados do Banco Central nesta quinta-feira.

LEIA TAMBÉM: Investimentos estrangeiros no Brasil em setor produtivo superam expectativa anual

O indicador caiu a 74,5% do PIB em novembro, de 75,1% em outubro, menor patamar desde dezembro de 2019 (74,4%), antes de a pandemia atingir o país e o governo federal disparar uma série de gastos emergenciais para combatê-la.

A queda do endividamento bruto foi determinada principalmente por um resgate líquido de 74,7 bilhões de reais de dívida no mês, o que contribuiu para um recuo do 0,8 ponto percentual na relação, segundo o BC.

MAIS INFORMAÇÃO: Inflação do Brasil é menor que dos EUA pela primeira vez na história

O dado também foi afetado pelo efeito do crescimento do PIB nominal, que provocou uma redução de 0,5 ponto percentual na relação, segundo o BC. A alta nominal do PIB é guiada pela força da atividade econômica do Brasil, que supera em muito o mundo.

Já a dívida líquida, que engloba também os ativos do governo, ficou estável em 57,0% do PIB no mês passado.

Por fim, as estatais tiveram saldo positivo de 145 milhões de reais no mês passado.

LEIA AINDA: Mandado de Segurança para suspender a posse de Lula