Braskem tem recomendação e preço-alvo rebaixados

Braskem esta mais forte e S&P eleva rating
Patrocinado

Braskem tem recomendação e preço-alvo rebaixados. O UBS BB reduziu a recomendação das ações de Braskem de compra para neutra, cortando também o preço-alvo (BRKM5) de R$ 50 para R$ 30, destacando falta de catalisadores positivos sobre os ativos. O potencial de alta é de 19% em relação ao fechamento da véspera.

ENTENDA TAMBÉM: Santander eleva projeção de inflação para o Brasil até 2024 e alerta sobre Lula

“Embora esperássemos a normalização dos spreads dos produtos petroquímicos [definidos como a diferença do preço do produto e de sua principal matéria-prima], pensávamos que isso aconteceria gradualmente ao longo de 2023, não em algumas semanas durante o segundo semestre de 2022, como ocorreu”, apontam os analistas. Os spreads de polipropileno (PP) e polietileno (PE) encolheram cerca de 40% e 20%, respectivamente, no segundo semestre de 2022 (2S22) versus o 1S22.

SAIBA MAIS: Mercadantes avisa que se assumir o BNDES “revogaço tem 23 páginas”

“Acreditamos que os spreads continuarão pressionados nos próximos um a dois anos. Portanto, não vemos nenhum
catalisador próximo para o case de investimento, pois esperamos que um desempenho pior se traduza em dividendos mais baixos”, avaliam.

O QUE ESTA NO RADAR: Sapesb e Sanepar além de mais empresas para ficar atento

Os analistas também destacam que o processo de desinvestimento da Novonor (ex-Odebrecht), envolvida nos escândalos da Lava-Jato, e da Petrobras (PETR3;PETR4) permanece incerto, devido a eleição de Lula.

VEJA TAMBÉM: Após diplomação ministros da Suprema Corte vão a festa com Lula

A Novonor supostamente está no meio da venda de sua participação na Braskem para honrar seus pagamentos de juros/amortização com os credores. Este processo está em andamento há algum tempo, sem avanços. Petrobras, a outra importante acionista, afirmou que sua participação na Braskem faz parte do portfólio a ser alienado.

LEIA AINDA: Quem é o ministro da justiça indicado por Lula e escândalos

No entanto, as notícias indicam que o processo é nebuloso devido aos comentários do grupo de transição. Nomes relevantes do próximo governo declararam que a integração entre as operações de refino e de petroquímica é uma tendência mundial e que a Petrobras deveria aumentar os investimentos em vez de pagar altos dividendos. “Tais comentários podem implicar que a Petrobras poderia eventualmente decidir aumentar a sua capacidade petroquímica”, apontam os analistas.