Caixa quer que falência da Odebrecht seja decretada pela justiça

Caixa quer que falência da Odebrecht seja decretada pela justiça
Patrocinado

Caixa quer que falência da Odebrecht seja decretada pela justiça. O pedido foi feito nesta quinta-feira,03. A Caixa Econômica Federal pediu nesta quinta-feira a liquidação do conglomerado de construção Odebrecht, Segundo documento judicial visto pela Reuters. Contudo, a ação da Caixa coloca a Odebrecht sob mais pressão para reestruturar suas dívidas.

No entanto, é um dos maiores casos de recuperação judicial da América Latina. O grupo pediu recuperação judicial em junho, com dívidas concursais de 51 bilhões de reais. Entretanto, entre as 21 filiais da Odebrecht que participam do processo de recuperação, estão a Odebrecht Finance. Ela é emissora de 3 bilhões de dólares em títulos garantidos pela unidade de construção OEC.

Como parte da negociação, em agosto, a unidade de construção OEC chegou a acordo com donos de títulos para reestruturar sua dívida com desconto de 55%. O que derrubou o total de 3,2 bilhões a 1,4 bilhão de dólares.

Contudo, no documento para a justiça a Caixa disse que vê essa ação como estratégia da Odebrecht de usar votos dos donos de bônus para aprovar um plano que contraria outros credores.

A Caixa não é o único credor insatisfeito, outros credores também disseram não concordar com o plano de reestruturação da Odebrecht. O Banco do Brasil, BBAS3, pediu ao juiz que supervisiona a recuperação judicial para anular o plano de reestruturação da dívida entregue no mês passado. O BB reclamou da falta de detalhes, como quais ativos seriam colocados à venda e um prazo para recuperação da dívida.

Com isto, o Banrisul (BRSR6), a Votorantim e o Santander Brasil também se opuseram ao plano e convocaram uma reunião imediata de credores para discutir o assunto.

Entretanto, até o momento desta edição a Odebrecht não havia comentado sobre o pedido da Caixa à justiça.