CSN tem lucro bilionário no terceiro trimestre

CSN tem lucro bilionário no terceiro quebra queixo
Patrocinado

CSN tem lucro bilionário no terceiro trimestre. No entanto, parte do desempenho da CSN no terceiro trimestre foi apoiado por valorização das ações que tem na rival Usiminas. De acordo com o balanço da CSN, no período o aumento no valor dos papéis gerou ganho sem efeito caixa de 537 milhões de reais. O feito ajudou a compensar parcialmente o custo da dívida.

Entretanto, o resultado líquido da empresa, de 1,26 bilhão de reais, também foi quase três vezes maior que o lucro obtido pela companhia no segundo trimestre, de 445,9 milhões.

Contudo, executivos da CSN vinham afirmando que a empresa vai conseguir reduzir a alavancagem. Que no final do primeiro semestre estava em 5,17 vezes, para o nível de 3 vezes por meio de vendas de ativos, como a usina siderúrgica alemã SWT, operações como eventual IPO de suas operações de mineração, e geração de caixa próprio.

No entanto, a CSN vendeu no trimestre 27% mais aço que um ano antes, apesar dos efeitos da epidemia de coronavírus.

Um dos setores da economia pouco afetados pela doença foi o de construção civil, um dos principais demandantes de aços longos.

Já o segmento de veículos passou a ver uma forte retomada de vendas nos últimos meses, conforme medidas de isolamento social foram relaxadas por governos estaduais e municipais.

No entanto, a CSN também conseguiu manter as vendas de minério de ferro no mesmo patamar do terceiro trimestre ano passado. Elas foram da ordem de 9,2 milhões de toneladas. em contraponto com o segundo trimestre deste ano, houve um aumento de 18% nas vendas da commodity.

A empresa reportou que terminou setembro com dívida líquida ajustada de 30,6 bilhões de reais. O que corresponde ao aumento de 11% na comparação anual. Mas uma queda de 8% na trimestral. O caixa da empresa subiu em um ano de 2,98 bilhões, para 6,87 bilhões de reais.