Decisão sobre o fundo Maxi Renda pode ser estendida para outros fundos imobiliários informa CVM

Decisão sobre o fundo Maxi Renda pode ser estendida para outros fundos informa CVM. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) se manifestou nesta quinta-feira (27) sobre a recente discussão em torno da distribuição de dividendos do Maxi Renda (MXRF11), maior fundo imobiliário do País em número de cotistas. Além de reforçar o posicionamento, a autarquia avisou que o parecer pode se estender a outros fundos em situação semelhante à do Maxi Renda.

Por maioria de votos, o colegiado da CVM entendeu, no final do ano passado, que um fundo imobiliário não pode distribuir mais dividendos do que o lucro acumulado pela carteira. O posicionamento foi divulgado na última terça-feira (25).

Como Funciona o Fundo de Investimento Imobiliário (FII)

E assim, com a nota da CVM, os fundos imobiliários têm a liberdade para definir os valores que serão distribuídos aos cotistas. No entanto, em caso de prejuízo contábil, o rendimento gerado pelo FII deveria ser repassado em forma de amortização do patrimônio.

Nos últimos dois pregões, as cotas do Maxi Renda registram queda de quase 6%. Hoje, o fundo abriu em alta de 1%. Mais informações sobre o caso ao longo do Central de FIIs.

Fundos Imobiliários promissores para o novo ano

Entretanto, na sessão desta sexta-feira (28), o IFIX – índice que reúne os fundos imobiliários mais negociados na Bolsa – opera no campo positivo. ÀS 10h16, o indicador registrava ganhos de 0,23%, aos 2.773 pontos. Ontem o índice fechou em queda de 0,21%.

Conforme a nota da CVM, os fundos imobiliários têm a liberdade para definir que valores serão distribuídos aos cotistas. No entanto, em caso de prejuízo contábil, o rendimento gerado pelo FII deveria ser repassado em forma de amortização do patrimônio.

Em conclusão o comunicado da CVM afirma, “a referida decisão envolveu um caso específico. Contudo, o entendimento ali manifestado pode se aplicar aos demais fundos de investimento imobiliário que tenham características similares ao do caso analisado”.

Oferta de ações da Braskem é adiada segundo a Petrobras