Desdobramento de Ações – O que Significa – Como Afeta seu Patrimônio

Uma prática importante para controle de valor individual das ações.

como funciona o desdobramento
Seu Patrimônio como fica?
Patrocinado

Desdobramento de Ações – O que Significa – Como Afeta seu Patrimônio

Para quem investe no mercado de ações entender sobre os eventos corporativos é extremamente importante. Você pode se questionar: Desdobramento de Ações – O que Significa – Como Afeta seu Patrimônio? O desdobramento é um destes eventos onde as ações são divididas em mais ações. Portanto, uma empresa que desdobra suas ações multiplica o total de ações em circulação no mercado.O importante é que não ocorre aumento do capital social.

Quando as ações estão com preço elevado, dificultando a negociação dos lotes este recurso é utilizado. O objetivo principal é tornar a compra de um lote padrão de ações mais acessível aos investidores menores. Este fato tende a afetar de forma positiva a ação, pois com este procedimento a empresa aumenta a liquidez do ativo.

Para uma visualização mais prática do exposto acima imagine que uma ação esteja cotada a R$200,00. A compra de um lote padrão de 100 ações significa desembolsar R$20.000,00, valor que para muitos investidores é alto pelo risco envolvido em uma única operação.

As empresas notificam os acionistas sobre o desdobramento. Mas também é possível verificar esta informação no site da BM&F Bovespa em empresas listas na aba de eventos corporativos.

Como ficam as ações após o desdobramento?

Com o desdobramento seu número de ações irá aumentar, fato que não influencia no valor total de seu patrimônio que continuará o mesmo. O valor de cada ação será diminuído na proporção do desdobramento, para que não ocorra mudança do valor patrimonial dos acionistas.

Caso você queira negociar as ações desdobradas poderá fazê-lo, entre em contato com a mesa de operações da sua corretora. Para negociar pelo Home Broker será necessário aguardar a CBLC, Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, creditar as novas ações na sua conta no prazo de D+3.

Curta o portal se o conteúdo contribui com seu desenvolvimento na empreitada dos investimentos para seu futuro. Quer receber conteúdo exclusivo e cursos gratuito? Cadastre-se. Caso tenha dúvidas deixe seu comentário abaixo que será respondido por um especialista.