Dólar digital tem alta prioridade diz Presidente do Fed

Patrocinado

Dólar digital tem alta prioridade diz Presidente do Fed. De acordo com Jerome Powell, o banco central dos Estados Unidos está analisando de perto a possibilidade de emitir um dólar digital. E assim, ele afirmou que a instituição está comprometida em sanar eventuais problemas de tecnologia.

Contudo, Powell, explicou que o Fed está disposto a consultar o público de forma ampla e transparente sobre a iniciativa. Desta forma, as declarações sobre o dólar digital foram dadas ao Comitê Bancário do Senado na terça-feira, 23. Em contrapartida, Powell analisou que, no momento, eles ainda estão avaliando os benefícios de lançar a moeda digital americana.

A avaliação ocorre porque de acordo com Powell, questões técnicas e de política “significativas” ainda precisam ser resolvidas.

“Estamos analisando cuidadosamente, com muito cuidado mesmo, a questão de saber se devemos emitir um dólar digital. Isso é algo em que estamos investindo tempo e trabalho, em todo o sistema do Federal Reserve.” argumentou Powell

Entretanto, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, lembrou que muitos americanos não têm acesso a sistemas de pagamentos e contas bancárias. Os país que compõe o G7 já estão debatendo a criação de uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC, na sigla em inglês).

Desta forma, Yellen também sugeriu que uma CBDC poderia ajudar a tornar os pagamentos mais rápidos, seguros e baratos. No caso esta CBDC seria o dólar digital.

Por fim, Powell ainda ressaltou que, como o dólar americano serve como moeda de reserva mundial. Por esta razão é mais importante acertar no projeto do que o Fed ser o primeiro a revelar uma versão digital de sua moeda.

E ainda, no início deste mês, a China distribuiu 10 milhões de yuans. O que corresponde a cerca de 1,5 milhão de dólares aos chineses. A ação é parte de um grande teste para o projeto de CBDC. O fato deixa ainda mais evidente as disputas entre países.