Eleições regionais em Berlim serão repetidas devido a erros

eleições em berlim repetidas erros
Patrocinado

Eleições regionais em Berlim serão repetidas devido a erros. A votação na cidade-estado a 28 de setembro do ano passado foi marcada por problemas desde a falta de boletins de voto à publicação de extrapolações de resultados parciais como resultado final. Tribunal indica que é provável a repetição da votação regional. Da nacional decidirá uma comissão parlamentar.

SAIBA MAIS: PL anuncia que vai pedir a anulação das eleições 2022

As eleições do ano passado para a cidade-estado de Berlim, que se realizaram no dia das legislativas nacionais, a 26 de Setembro, ficaram comprometidas por vários erros, declarou o tribunal constitucional do estado da capital alemã. A decisão final será tomada até ao final do ano, mas os argumentos iniciais do tribunal indicam que é muito provável novas eleições em 2023.

VEJA TAMBÉM: MST começa invasões de fazendas na Bahia

O Tribunal Constitucional de Berlim decidiu na quarta-feira, 16 de novembro que as eleições para a Câmara Municipal de Berlim realizadas em Setembro de 2021, em conjunto com as eleições gerais, devem ser repetidas dentro de 90 dias devido a numerosas falhas no processo.

Na sequência do veredicto, o novo comissário eleitoral da cidade, Stephan Brochler, indicou que a data mais provável é 12 de Fevereiro, informou a agência noticiosa alemã DPA. O seu antecessor demitiu-se após o caos eleitoral na capital alemã no Outono passado.

LEIA TAMBÉM: João Dória e ministros do STF juntos em Nova York

A 26 de Setembro de 2021, no meio da pandemia do coronavírus, realizaram-se eleições em Berlim, nas quais foram eleitos representantes da câmara baixa e doze distritos da cidade. Além disso, realizou-se um referendo sobre a expropriação de grandes empresas imobiliárias.

SAIBA MAIS: No GP Brasil de Fórmula 1 vaias a Lula tomam conta de Interlagos

O resultado desta confluência de fatores e da má preparação foi problemas maciços, tais como boletins de voto incorretos ou inexistentes, falta de urnas, encerramento temporário das assembleias de voto e longas filas de espera à sua frente, o que levou o Bundestag a indicar, na semana passada, que 431 círculos eleitorais de Berlim terão de repetir as eleições para a câmara.

No entanto, não se sabe quando se realizarão as novas eleições, uma vez que é provável que a decisão seja contestada no Tribunal Constitucional alemão.

VEJA ESTA: Vibra e Hermes Pardini. E outras empresas para ficar de olho