Facebook lança seu próprio dinheiro virtual

Facebook lança seu próprio dinheiro virtual
Patrocinado

Facebook lança seu próprio dinheiro virtual. A empresa divulgou o lançamento nesta terça-feira, 18, pela rede social. A intenção é lançar a moeda em 2020, chamada Libra. Também será criado o Calibra, uma subdivisão da empresa dedicada a administrar os serviços financeiros oferecidos pelo Facebook.

O primeiro passo será criar uma carteira virtual, onde o Libra será guardado. Essa carteira vai funcionar como um aplicativo independente (como os apps de bancos), mas também será integrada ao Whatsapp e ao Messenger.

De acordo com a proposta da empresa, qualquer pessoa poderá comprar a moeda e adicioná-la à sua carteira virtual. Um diferencial que se busca, é que o Libra seja menos volátil, ou seja, não sofra uma variação muito grande em seu valor ao longo do tempo.

O Bitcoin, por exemplo, é extremamente volátil. Em apenas dois anos, o valor de um único Bitcoin começou a 800 dólares, alcançou 19 mil e caiu para 3 mil dólares.

Um diferencial do facebook para garantir a estabilidade são seus parceiros. Na lista já conta com Mastercard, Visa, PayPal, Uber e Spotify, totalizando 28 empresasl. Cada uma delas teve que investir um mínimo de 10 milhões de dólares. Isto para fazerem parte das empresas fundadoras da Associação Libra, com sede em Genebra, na Suíça. A associação planeja chegar a 100 empresas até o lançamento da moeda.

De acordo com relatório publicado pelo Banco Mundial, cerca de metade dos adultos não possui uma conta ativa em banco. Apesar de não terem contas bancárias, dois terços dessas pessoas possui um smartphone. A criptomoeda chega como uma tentativa de atingir essa parte da população.