Patrocinado

Governo Lula indica seus ministros para cargos em empresas listadas na Bolsa. Dois ministros de Lula agora têm novo emprego. Não, eles não deixaram os cargos no governo, mas vão acumular novas funções. Anielle Franco e Carlos Lupi agora fazem parte do conselho de administração da metalúrgica Tupy (TUPY3).

MAIS: Bolsonaro entrega extratos bancários ao STF de forma espontânea

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

SAIBA: Lula recebeu relógio da França em 2005 e não declarou ao TCU

LEIA: Michele vai lançar “Mijoias”, em alusão as cobranças por joias que estão na CEF

Os dois lideram as pastas da Igualdade Racial e Previdência Social, respectivamente, e irão substituir Carla Gaspar Primavera e Fabio Rego Ribeiro, que renunciaram aos cargos no conselho. A Tupy anunciou as mudanças por meio de fato relevante na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A indicação foi feita por meio da BNDES Participações S.A, a BNDESPAR, que detém 28,1% das ações da empresa. Além disso, uma outra parcela de 24,8% dos papéis da empresa também estão ligados ao governo por meio da Previ, caixa de previdência dos funcionários do Banco do Brasil.

SAIBA: Mercadante se irrita com pergunta “o BNDES vai jogar contra o combate a inflação”, Esteves do BTG ameniza

Outro acionista relevante, com 10% do capital, é a gestora Trígono, especializada em small caps, as empresas de menor porte listadas na B3. A Tupy é avaliada em pouco menos de R$ 4 bilhões na bolsa.

Em 2021, os salários anuais dos membros do conselho da Tupy chegaram a R$ 1 milhão, mas os valores a serem recebidos por Franco e Lupi não foram divulgados. Anielle não tem experiência no setor. Três conselheiros da Tupy se abstiveram na votação para a aprovação dos nomes dos ministros.

VEJA: GSI exonera segurança de Lula que estava em grupo do que governistas chamam de golpe