Inflação deve ser superior a 6% segundo relatório Focus

Inflação deve ser superior a
Patrocinado

Inflação deve ser superior a 6% segundo relatório Focus. Isto porque a projeção do mercado para a inflação neste ano ultrapassou a marca de 6% e os especialistas consultados na pesquisa Focus do Banco Central passaram a ver maior aperto monetário em 2022.

Operações da Binance sob investigação nas Ilhas Cayman

Por esta razão, com a inflação elevada, os economistas passaram a ver a taxa básica de juros em 6,75% no ano que vem, de 6,50% esperados antes. Para este ano permaneceu o cenário de Selic a 6,50%.

Contudo, os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 05 são do levantamento semanal. O relatório apontou que a expectativa para a alta do IPCA este ano chegou a 6,07%, de 5,97% na semana anterior, superando em muito o teto da meta oficial – 3,75% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Mineração de bitcoin esta mais fácil após repressão chinesa

Entretanto, na projeção do Produto Interno Bruto (PIB), houve melhora na estimativa de crescimento para este ano, com a expansão calculada em 5,18%, ante 5,05%. Para o ano que vem também houve ajuste de 0,01 ponto percentual para baixo, a um crescimento esperado de 2,10%.

No entanto, para 2022 o cálculo para a inflação teve leve ajuste para baixo de 0,01 ponto percentual, a 3,77%, contra meta de 3,50% também com margem de 1,5 ponto.

Fusões e aquisições estão em alta puxadas por energia e saúde