Patrocinado

Insatisfeito com Padilha devido a derrotas. Lula deve assumir a coordenação política do governo. Insatisfeito com o trabalho do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o presidente Lula resolveu assumir a coordenação política do governo federal.

SAIBA: Lula reserva andar inteiro de Hotel em Londres

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui

A ideia é que, na próxima semana, o petista tenha reuniões com os presidentes de MDB, Baleia Rossi; PSD, Gilberto Kassab; União Brasil, Luciano Bivar; e PSB, Carlos Siqueira, para cobrar fidelidade da nova base aliada. A informação foi divulgada pelo Estadão e confirmada por O Antagonista.

LEIA: Renner fecha lojas da marca além da Camicado, e demite funcionários

SAIBA: Mesmo com R$ 10 bilhões liberados no Congresso Lula não conseguiu aprovar o PL das Fake News

A gota d’água para Lula foi a derrubada pela Câmara de trechos do marco do saneamento. As alterações haviam sido instituídas pelo governo federal por decreto, mas os deputados sustaram todas as mudanças. O governo Lula pretendia, com novas regras, beneficiar estatais que já operam serviços de água e esgoto. Uma delas era a dispensa de licitação por parte das estatais, o que deixaria a porta aberta para negociações financeiras do governo dentro das estatais dirigidas por seus indicados.

VEJA: PF faz operação para prender CACs. Polícia Civil devolve helicóptero a traficante

Na votação da Câmara, o União Brasil votou de forma unânime contra o governo; no MDB, apenas três deputados mantiveram-se fiéis à base. Até o PSB teve votos contrários ao governo Lula. Os três partidos controlam 12 dos 37 ministérios do governo petista.