Patrocinado

Itaú em acordo com Eneva vai investir R$ 1 bilhão em energia. O Itaú Unibanco (ITUB4) celebrou nesta quarta-feira (21), um acordo de investimento com a Eneva (ENEV3). O banco desembolsou R$ 1 bilhão por uma fatia no capital de uma das subsidiárias da companhia.

A operação envolveu as ações preferenciais com direito à voto restrito na Eneva Participações III — que representam cerca de 15% de seu capital social — e uma reorganização societária dentro do grupo.

LEIA: Investigação do STF tem aprova quebra de sigilo pela CPMI de 08 de janeiro

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

A empresa que recebeu o investimento do Itaú será controladora da Parnaíba II Geração de Energia e Parnaíba Geração e Comercialização. Ambas as empresas fazem parte do Complexo Parnaíba, que conta com seis usinas termelétricas.

SAIBA: Banco Central mantém Selic e não sinaliza previsão de queda

As companhias já haviam enviado um pedido de análise prévia do Conselho Administrativo de Atividade Econômica (Cade) no início das negociações, em maio. A operação foi aprovada sem ressalvas pelo órgão.

Itaú já tem investimentos em energia

Importante lembrar que o Itaú também já havia anunciado o investimento em um dos projetos de energia eólica da Engie Brasil (EGIE3) no início deste mês.

A instituição financeira desembolsará outro bilhão por uma participação na holding Maracanã Geração de Energia, subsidiária integral da Engie.

VEJA: Renan Calheiros tem inquérito de corrupção arquivado pelo STF

A Maracanã atua por meio de Sociedades de Propósito Específico (SPEs) controladas pela companhia e que serão responsáveis por construir e operar usinas de geração de energia eólica em Gentio do Ouro, cidade na região noroeste do Estado da Bahia.

A holding faz parte do Conjunto Eólico Serra do Assuará. O projeto tem capacidade instalada total já outorgada de 882 megawatts (MW) e é composto por 24 parques eólicos.

ENTENDA: O que explica a alta da Petrobras e queda de mineradoras

O investimento será feito por meio de uma emissão de ações privadas da empresa. Após a operação, o Itaú ficará com 12,34% do capital da Maracanã, enquanto a companhia energética manterá uma participação de 87,66%.