Patrocinado

Depois de não conseguir emplacar o ex-ministro Guido Mantega, o governo tenta pressionar por mais um de seus indicados para a presidência da Vale (VALE3), dando espaço para novos temores sobre uma eventual interferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

AINDA: B3 reflete fraqueza da Bolsa e tem resultado 8% inferior

Lula já vem tentado interferir na empresa a meses e faz discurso com ameaças a empresa. Tanto que na última semana junto com seus resultados a Vale já divulgou valores de um possível acordo com o governo sobre o caso de Mariana, que Lula vinha usando como arma contra a empresa.

SAIBA: Manifestação em apoio a Bolsonaro reúne mais de 750 mil pessoas segundo SSP

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

LEIA: Judiciário e Executivo estão alinhados contra Bolsonaro, afirma monitor da democracia

Segundo informações do Lauro Jardim, colunista d’O Globo, a aposta agora é em Paulo Cafarelli, ex-presidente da Cielo, uma parceria do Banco do Brasil com o Bradesco, também acionista da Vale. Cafarelli também é ex-diretor do BB, da CSN, ex-presidente do BB Banco de Investimentos e ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda.

LEIA: Manifestação em apoio a Bolsonaro reúne mais de 750 mil pessoas segundo SSP

A definição de quem assume a Vale ainda está em aberto. O debate sobre a troca de Eduardo Bartolomeo, atual CEO da empresa desde 2019 foi adiado para maio, que é quando vence o seu mandato. E tudo está na mesa: desde sua recondução ao cargo, até o fim de seu ciclo e o convite para que ele participe do processo de seleção de seu sucessor. Outra opção é reduzir o mandato de três para um ano.

O ministro Fernando Haddad foi diagnosticado com Covid-19, após se sentir indisposto na noite de domingo (25). Segundo a equipe de imprensa do Ministério da Fazenda, ele deve participar virtualmente do encontro do G20, que acontece nesta semana.

MAIS: Capital estrangeiro no país tem pior saldo desde 2016